Secretaria da Saúde faz mutirão contra Aedes aegypti no Aventureiro

A partir desta quarta-feira (6) e até sábado (9), das 8 às 11h30, a Prefeitura de Joinville realiza mutirão de combate à dengue no Aventureiro, um dos bairros infestados pelo mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. Joinville já ultrapassou 1,2 mil casos de dengue em 2020.

A ação comunitária é capitaneada pela Secretaria da Saúde, por meio do Serviço de Vigilância em Saúde, e tem a participação de outros órgãos e entidades, como Subprefeitura da Região Nordeste, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Defesa Civil de Joinville, 62º Batalhão de Infantaria, Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Polícia Militar, além de funcionários da Tupy, que ajudarão como voluntários.

Os moradores que desejarem ajudar nas ações, como voluntários, podem acompanhar as equipes utilizando máscara e repelente. O ponto de encontro será na Escola Municipal Prefeito Wittch Freitag (avenida Miguel Alves Castanha, sem número).

De acordo com o gerente do Serviço de Vigilância em Saúde, Henrique Deckmann, as ações comunitárias de combate à dengue vêm surtindo resultado positivo, com o reconhecimento da população sobre a importância do trabalho realizado pelas equipes, e a conscientização de que cada um deve fazer a sua parte.

“As pessoas que já mantêm seus imóveis limpos, sentem-se animados pelo trabalho que toda equipe está fazendo, ajudando a eliminar os focos gerados pelo descuido de acumuladores ou de pessoas que ainda não levam o problema tão a sério. A comunidade está percebendo que esta ação intersetorial é o caminho correto”, afirmou Deckmann.

As ações comunitárias de combate à dengue já aconteceram nos bairros Guanabara, Jarivatuba, Comasa, Espinheiros e Jardim Iririú, e devem continuar sendo realizadas em outras regiões também infestadas pelo mosquito.

Cerca de 15 bairros da cidade estão infestados pelo mosquito Aedes aegipty. Os mais críticos são Boa Vista, Bucarein, Comasa, Espinheiros, Floresta, Guanabara, Fátima, Itaum, Jardim Iririú, Jardim Sofia e Jarivatuba.


Texto: Felipe Silveira
Fotos: Rogerio da Silva/Prefeitura
Informações: Prefeitura