André Motta Ribeiro assume Secretaria Estadual de Saúde

Dias após a denúncia de compra irregular de respiradores, feita pelo The Intercept Brasil no dia 28 de abril, Helton de Souza Zeferino pediu exoneração da Secretaria Estadual de Saúde, pasta que comandava desde o início do governo Carlos Moisés. Para o seu lugar foi chamado, nesta segunda-feira (4), o médico André Motta Ribeiro, que atuava como secretário adjunto da pasta.

André Motta é médico e possui pós-graduação em administração hospitalar. Segundo o governador, o novo secretário acompanhou toda a montagem da atual equipe da Saúde e está desde o início da pandemia do novo coronavírus focado no aparelhamento da rede hospitalar catarinense para fazer frente à demanda.

Nascido na cidade de Cachoeira do Sul, André Motta Ribeiro se formou em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no ano de 1990. É pós-graduado em Administração Hospitalar pela PUC da cidade de São Camilo (RS), em 1993. Atuou como médico nos estados do Rio Grande do Sul e Bahia.

Chegou a Santa Catarina em novembro de 2004. Trabalhou na Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. Exerceu também o cargo de diretor técnico da Secretaria Municipal de Saúde de São José no ano de 2008. No governo do estado, foi regulador estadual de leitos e UTI e, nos últimos sete anos, foi médico de emergência e preceptor na Clínica Médica do Hospital Governador Celso Ramos. Em julho de 2017, assumiu a Coordenação Estadual do Samu, onde permaneceu até o final de 2018 – quando recebeu o convite para ser secretário-adjunto.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Doia Cercal /Governo de SC
Informações: Governo de SC