Univille desenvolve pesquisa com universidade canadense sobre IA

A Univille e Concordia Universty of Edmonton (CUE), da província de Alberta (Canadá), planejam o desenvolvimento de pesquisas em parceria na área de Inteligência Artificial, com foco nos segmentos de saúde e, possivelmente, meio ambiente.

Equipes das duas universidades, que mantêm acordo de cooperação técnico-científica desde 2018, realizaram na terça-feira (28) a primeira vídeo-conferência para discutir as primeiras ações em colaboração. No encontro virtual, identificaram softwares em comum utilizados pelas duas instituições para o desenvolvimento dos estudos.

Participaram da videoconferência, pela Univille, os professores Paulo Bousfield, Edson Torrrens e Leanderson André, dos cursos de Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Eles foram acompanhados pela assessora internacional da universidade, Thaís Cristina da Rocha. Pelo lado dos canadenses, foram nove pessoas, entre pesquisadores, profissionais do centro de pesquisa aplicada, profissionais de comunicação, assistentes e o vice-presidente de Pesquisa da CUE, Manfred Zeuch.

“Apesar dos principais projetos de internacionalização da Univille estarem suspensos devido à pandemia do novo coronavírus, seguimos com as parcerias desenvolvendo projetos online até que possamos voltar a trabalhar com as visitas internacionais e programas de curta duração no exterior, por exemplo”, explicou a assessora internacional da universidade.

Os próximos passos serão a troca de materiais escritos sobre o tema para identificação de outros trabalhos e estudos já desenvolvidos na área ou similares.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Univille