Acadêmicos de medicina vão coletar amostras para testes em centro de triagem

A Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou, na quarta-feira (22), treinamento para coleta de material para testes em pacientes com suspeita de coronavírus atendidos no Centro de Triagem Covid-19, localizado na Associação Atlética Tupy.

Participaram da capacitação 75 acadêmicos do último ano de Medicina da Univille. Com o treinamento, eles estão preparados para realizar o teste Swab, com a coleta de mucosa nasal e oral.

O serviço terá início a partir da próxima semana e, com ele, o Centro de Triagem se soma aos Pronto Atendimentos (PAs) e hospitais na realização das coletas que serão encaminhadas para os exames. As amostras serão encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen), em Florianópolis, conforme procedimento já realizado pela Secretaria da Saúde de Joinville.

Só será submetido ao teste o paciente que apresentar os sintomas do coronavírus e que se encaixar dentro de critérios clínicos definido pelos médicos. A média de atendimento no centro de triagem é de 30 pessoas por dia. A estrutura funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.


Texto: Felipe Silveira
Foto: Rogerio da Silva/Prefeitura
Informações: Prefeitura