Senai Joinville entrega mais três respiradores recuperados

O Senai Joinville entregou, na quinta-feira (16), mais três respiradores pulmonares recuperados por uma força tarefa de engenheiros que conta com parceria da instituição com empresas da região. Já são dez equipamentos restaurados e devolvidos à rede de saúde de Santa Catarina. Estima-se que cada respirador pode salvar de 10 a 20 vidas.

A tarefa de recuperar respiradores danificados foi assumida pelos Institutos Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e em Processamento a Laser, localizados em Joinville, que conta com a parceria de empresas como GM, BMW, Whirlpool, Nidec e SLS. Essas empresas cedem profissionais e equipamentos para trabalhar na recuperação dos aparelhos.

Um dos três respiradores entregues na quinta-feira foi para o Pró-Rim. Os outros dois foram transportados para o hospital e maternidade da cidade de Santa Cecília, na Serra. Esse transporte foi feito de avião até o aeroporto de Videira e depois por via rodoviária até o destino final. A operação foi coordenada pelo Comitê da Indústria da Defesa de Santa Catarina (Comdefesa), com apoio da Defesa Civil e do Aeroclube de Santa Catarina.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Senai SC