Secretaria da Saúde de Joinville compra 18 mil testes rápidos

A Secretaria da Saúde de Joinville comprou 18 mil testes rápidos para o novo coronavírus. Os materiais permitem a detecção de anticorpos em até 30 minutos. Os materiais serão destinados exclusivamente para os profissionais assintomáticos das áreas da saúde e das forças de segurança e salvamento que estão em contato com a população.

O primeiro lote de testes está previsto para chegar a partir do dia 23 de abril. O resultado destes testes permite avaliar se o profissional teve ou não contato com o vírus. A partir da chegada dos testes, as unidades e serviços contemplados receberão a orientação e os locais para a realização dos testes.

A Secretaria da Saúde tinha a previsão de comprar 36 mil testes rápidos de dois tipos (18 mil unidades cada). No entanto, o Município desistiu da aquisição de um deles a partir de orientações técnicas recebidas.

Joinville já registrou 19 casos de covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, sendo que uma das pessoas veio a óbito. No entanto, a sub-notificação de casos, pela falta de testes, é um problema em diversos países do mundo. O teste rápido não é tão eficaz quanto os testes realizados pelo Lacen, mas são um indicativo da presença do vírus.


Edição: Felipe Silveira
Foto: EBC
Informações: Prefeitura