Arteris Litoral Sul promove atividades de prevenção nas balanças da BR-101

As balanças de pesagem da BR-101 em Garuva (km 14,2) e Itapema (km 151) já se tornaram pontos de referência no combate e prevenção ao coronavírus. Equipes médicas da Arteris Litoral Sul atuam nesses locais, aferindo pressão e temperatura dos motoristas, e reforçando instruções de segurança. Já foram atendidos 1.365 profissionais desde o dia 26 de março.

Equipes médicas atuam 24 horas por dia

As estruturas de atendimento nas balanças também foram adaptadas para oferecer um local adequado para pausa na viagem, além da disponibilização de banheiros com chuveiros. Dessa forma, os motoristas são orientados na entrada das unidades sobre a opção de utilização dos serviços ou continuidade das viagens. Além das equipes da concessionária, profissionais do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) também atuam no serviço de orientação na balança de Itapema.

A transformação das balanças em ponto de apoio aos caminhoneiros é mais uma medida da Arteris em assistência aos mais de dois milhões de motoristas que seguem trabalhando diariamente no transporte de mantimentos essenciais, como alimentos e medicamentos. Além disso, a companhia realiza outras ações, como a divulgação da lista diária de postos em atividade no trecho concedido e distribuição, nos próximos dias, de kits com álcool líquido ou em gel 70%, máscaras e luvas, conforme disponibilidade desses materiais no mercado.

Nesta quarta-feira (1º), por exemplo, 90 postos com serviços para caminhoneiros atuam no trecho sob concessão da Arteris Litoral Sul, entre Curitiba e Florianópolis, sendo que 88 deles comercializam refeição — com restrições de prevenção. Além disso, muitos postos também oferecem vestiários com chuveiros, área para descanso e serviços mecânicos.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Arteris Litoral Sul