Secretaria da Saúde cria centro de triagem no Hospital São José

A Secretaria da Saúde, com apoio da Defesa Civil de Joinville, montou um centro de triagem para receber pacientes com os sintomas do coronavírus no Hospital São José. A medida evita mudanças na rotina da unidade hospitalar. Com o novo espaço, o paciente que chega ao hospital é recebido por profissionais da saúde e encaminhado ou para o atendimento de rotina ou para a triagem.

“Criamos um novo pronto socorro, com equipamento de proteção individual e protocolo específico”, explica o diretor clínico do Hospital São José, Niso Balsini.

De acordo com o diretor, apenas pacientes com sintomas típicos de coronavírus, como febre alta, tosse e falta de ar entram nesse novo fluxo. “São pessoas com necessidade de internação”, destaca o diretor clínico. Quem não tem sintomas evidentes de coronavírus é encaminhado para outro espaço, evitando risco de contágio.

A Secretaria de Saúde de Joinville ressalta a importância de identificar o momento de buscar auxílio médico e onde procurar atendimento. No caso de sintomas leves, como coriza, tosse, espirro, febre baixa e discreto mal-estar fique em casa. Não vá até uma unidade de saúde para não correr risco de contaminação. Se os sintomas piorarem, com febre alta, vá até uma unidade básica de saúde.

Em casos de sintomas severos, com coriza, tosse, febre alta e dificuldade de respirar, a orientação é procurar imediatamente um Pronto Atendimento ou a emergência de um hospital.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Rogerio da Silva/Prefeitura
Informações: Prefeitura