Prefeitura lança serviço telefônico para orientar população sobre coronavírus

O Ligue-Saúde, da Secretaria da Saúde de Joinville, deu início ao atendimento ao público nesta segunda-feira (23). O serviço de atendimento telefônico pelo número (47) 3481-5165 é exclusivo para moradores de Joinville e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h30.

O objetivo é passar informações médicas, principalmente sobre o coronavírus, e evitar a ida desnecessária de pacientes até alguma unidade de saúde, como PAs e hospitais. A central está instalada na Secretaria da Saúde com 20 estações de atendimento. Do outro lado da linha está um médico da rede pública ou um médico voluntário para esclarecer dúvidas.

“A partir das dúvidas relacionadas aos sintomas da covid-19, o usuário que ligar para a central é orientado ao local certo para atendimento”, explica o gerente de auditoria, controle e avaliação em Saúde da Secretaria da Saúde, Rodrigo Andrioli.

Para agilizar o atendimento, a Secretaria da Saúde segue um protocolo de orientações e encaminhamentos. Somente as pessoas com sintomas típicos de coronavírus, como coriza, tosse, febre alta e dificuldade de respirar, é que são indicadas a ir a uma unidade de pronto atendimento, como o PA Norte, UPA Leste, UPA Sul ou o pronto atendimento do hospital Bethesda.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Rogerio da Silva/Prefeitura
Informações: Prefeitura