Transporte coletivo para a partir de quinta-feira

O sistema de transporte coletivo urbano de Joinville vai parar a partir desta quinta-feira (19) e retorna a operação normal dia 25 de março. A decisão atende a determinação do decreto de Situação de Emergência, emitido na terça-feira (17) pelo governo de Santa Catarina, como ação de prevenção contra a pandemia do coronavírus.

Veja todas as matérias sobre o coronavírus aqui

Uma das medidas previstas no decreto é suspensão por sete dias da circulação de veículos do transporte urbano municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros. Também está proibido o funcionamento de comércios, academias e restaurantes.Veja outras medidas.

A dura decisão para os catarinenses foi tomada após o primeiro registro de transmissão comunitária (quando não é possível saber a origem da contaminação) em território catarinense da Covid-19. Entre as ações está a suspensão do transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros, além de proibição do funcionamento de comércios, academias e restaurantes. Após os sete dias, será feita uma nova avaliação para verificar a necessidade de se manter as restrições.

Neste período, permanecerão abertos serviços considerados essenciais, como farmácias, supermercados, unidades de saúde, postos de combustível e distribuidoras de gás e água. Serão mantidos em funcionamento presencial em SC apenas os serviços públicos essenciais no âmbito municipal, estadual e federal. Todos os demais serão exercidos por meio digital ou remoto.

Seguem abertos:

– Farmácias
– Supermercados
– Unidades de saúde
– Postos de combustível
– Funerárias
– Distribuidoras de água e gás
– Distribuidoras de energia elétrica
– Clínicas veterinárias de emergência
– Serviços de telecomunicações
– Órgãos de imprensa
– Segurança privada
– Coleta de lixo


Edição e foto: Felipe Silveira
Informações: Prefeitura | Governo de SC