Museus de Joinville suspendem visitas escolares e de grupos

Como medida de prevenção à transmissão e difusão do novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) cancelou os agendamentos e suspendeu as visitas em grupos aos museus públicos do município. Até o momento, os equipamentos culturais permanecerão abertos no horário normal de atendimento, de terça-feira a domingo, das 10 às 16 horas, mas não será possível a realização de atividades coletivas.

No Museu de Arte de Joinville (MAJ), foram canceladas as visitas do projeto Educação Patrimonial – Higienização do Acervo que apresenta ao público parte do trabalho de preservação, conservação e higienização das obras que compõem o acervo do Museu. A equipe do MAJ continua realizando as atividades internamente, mas sem a possibilidade de acompanhamento do público.

O Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ) também está adiando as visitas escolares que estavam programadas e suspendeu temporariamente o agendamento de novas turmas. Da mesma forma, estão sendo transferidas as oficinas de cerâmica que aconteceriam às quartas-feiras, no Museu Casa Fritz Alt, com a participação de grupos escolares. O mesmo procedimento foi adotado, ainda, na Estação da Memória e no Memorial da Bicicleta.

Aulas da Casa da Cultura

As aulas na Escola Municipal de Ballet (EMB), Escola de Música Villa-Lobos (EMVL) e Escola de Artes Fritz Alt (EFA), integrantes da Casa da Cultura de Joinville, estão mantidas sem qualquer alteração. A única recomendação especial é para os alunos com 60 anos ou mais, que estão sendo orientados a não comparecer às aulas.

A orientação é baseada na Portaria no 34/2020, publicada no último dia 13, pela Secretaria da Saúde de Joinville, que recomenda a essa população a evitar participar de eventos com grande aglomeração de público.

Prevenção é fundamental

De acordo com a Prefeitura, entre as principais medidas que devem ser adotadas por todos, estão: lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel; cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir; evitar aglomerações se estiver doente; e manter os ambientes bem ventilados.

Recomendação de O Mirante

Enquanto a Prefeitura não cancela atividades públicas de modo geral, o jornal O Mirante recomenda que você cancele por conta própria. Evite ao máximo o contato com outras pessoas e reduza sua circulação social.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura