Primeiro caso de coronavírus em Joinville é confirmado

O primeiro caso positivo do novo coronavírus (COVID-19) em Joinville foi confirmado nesta sexta-feira (13) pela Secretaria do Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina. O exame foi realizado na tarde desta sexta-feira pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-SC). O estado agora apresenta três casos confirmados. Joinville já descartou outros 23 casos suspeitos.

O homem que está com o coronavírus é um joinvilense de 57 anos, que possui histórico de viagens à África e Europa. Ele voltou de viagem no dia 6 de março, apresentou os primeiros sintomas no dia 8 e realizou os testes no dia 10. O quadro atual do paciente é estável. O paciente permanece em isolamento domiciliar e seus parentes estão sendo monitorados.

De acordo com o prefeito Udo Döhler, os hospitais da cidade estão preparados para eventuais novos casos (Foto: Kevin Eduardo)

Em coletiva de imprensa, o secretário da saúde, Jean Rodrigues da Silva, afirmou que outros cinco casos suspeitos ainda estão sendo analisados. O prefeito Udo Döhler (MDB) afirma que os hospitais da cidade estão preparados para uma situação onde mais casos do coronavírus apareçam.

A Secretaria da Saúde emitirá, ainda hoje, uma portaria pedindo para que pessoas acima de 60 anos, que são um dos grupos de risco do vírus, evitem aglomerações. Além disso, foi reforçado a importância dos cuidados básicos com a higiene pessoal.

Também foi anunciado que uma reunião será realizada na próxima segunda-feira (16) para que um plano de contingência seja elaborado. Será a terceira reunião do comitê de contingência da cidade e essa contará com a participação do setor privado, que auxiliará na formação do plano.

Os membros da Prefeitura e da Secretaria da Saúde enfatizam que não há motivo para pânico por parte da população. Pessoas só devem procurar as Unidades de Saúde caso apresentem os sintomas ou tenham viajado a alguma região onde o coronavírus está mais presente. A Prefeitura anunciou que criará um canal online para que a população possa tirar dúvidas a respeito dos sintomas e prevenção.


Texto: Fernando Costa
Foto: Divulgação