Santa Catarina confirma primeiros casos de coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina informou, na tarde desta quinta-feira (12), que foram confirmados dois casos do novo coronavírus no estado. Registrados em Florianópolis, são os dois primeiros casos de Covid-19 em SC. A informação foi confirmada pelo secretário Helton de Souza Zeferino em coletiva de imprensa.

Os pacientes são uma mulher de 28 anos que retornou da Europa e foi atendida no posto de saúde do bairro Córrego Grande e um homem de 34 anos atendido no pronto atendimento do Hospital Baía Sul. Ambos estão sendo monitorados e não necessitaram de internação hospitalar.

Santa Catarina monitora 67 casos suspeitos, conforme o boletim mais recente, divulgado nesta quinta. No mesmo dia, mas antes da confirmação dos dois casos, o governo instalou um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) para enfrentamento do coronavírus em Santa Catarina.

O grupo de trabalho ficará sediado no Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd), na Defesa Civil, em Florianópolis, e tem o objetivo de monitorar a evolução dos casos suspeitos no Estado e preparar a rede estadual para atender possíveis pacientes. O governador Carlos Moisés também editou decreto que estabelece medidas de emergência para conter o avanço da doença.

O decreto publicado no Diário Oficial do Estado institui uma série de medidas na administração pública e prevê desde a possibilidade de isolamento e quarentena de pacientes até a contratação emergencial de bens e serviços, conforme a evolução do coronavírus no Estado.

Ainda não há vacina ou medicação eficaz no combate à doença e, por isso, é importante reforçar medidas de prevenção:

– Lavar as mãos com água e sabão com frequência;
– Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Mais informações estão disponíveis no site da Secretaria de Saúde.

Na quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de coronavírus. O termo é utilizado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Atualmente, há mais de 115 países com casos declarados da infecção.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Unicef
Informações: Governo de SC