Desembargador Jaime Ramos é o novo presidente do TRE-SC

Os desembargadores Jaime Ramos e Fernando Carioni, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), tomaram posse como presidente e vice do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). A solenidade ocorreu nesta quarta-feira (11). Além de vice, Carioni desempenhará a função de corregedor regional eleitoral.

Jaime Ramos destacou o seu último ano como corregedor regional eleitoral do TRE-SC e reafirmou a importância da preparação das Eleições 2020. “Todos imanados e coesos com a Justiça Eleitoral, poderemos preparar e realizar as Eleições Municipais de 2020 de forma mais tranquila, segura, ética, transparente e célere, para garantir o exercício dos direitos políticos e da cidadania a todos os eleitores deste estado, em verdadeiro culto à democracia”, afirmou.

O desembargador também enfatizou a importância do combate à desinformação e a confiabilidade da urna eletrônica. “Não pode alguém, sem um mínimo de prova, mas apenas por espírito de desestabilização, alegar, simplesmente alegar, que a urna eletrônica não é segura”, afirmou.

O novo presidente finalizou o seu discurso reforçando que a democracia não está morta. “Nem está moribunda. Ela está mais viva do que nunca. A democracia é o exercício do poder pelo povo. O povo está ativo, atento e esperançoso por dias melhores. Não deve ser ludibriado. Deve ser protegido, resguardando-lhe o voto livre e consciente e o exercício pleno da cidadania”.

Jaime Ramos é natural de Lages e graduou-se em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1978. É mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e já atuou como promotor do Ministério Público de Santa Catarina. Magistrado de carreira, tomou posse em dezembro de 1981, quando ingressou no Poder Judiciário de Santa Catarina como juiz substituto. Atuou em várias comarcas e foi promovido, em 2007, a desembargador do TJSC.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Dóia Cercal/Governo de SC
Informações: TRE-SC