Espetáculo solo de Vinícius Ferreira circula por Santa Catarina

“Um rio de memória e gente”, espetáculo solo do ator Vinícius Ferreira, da Dionisos Teatro, foi selecionado para compor a programação do Baú de Histórias, projeto do Sesc de Santa Catarina. Serão 56 apresentações da peça em 31 cidades catarinenses nos meses de março, maio, agosto e outubro.

O projeto tem o objetivo de disseminar a arte da contação de histórias pelo estado, incentivando o hábito da leitura em crianças e jovens. Os espetáculos são selecionados através de curadoria pautada na qualidade da encenação e relevância literária da proposta. No total, serão 248 apresentações do Baú de Histórias em 2020.

“Um rio de memória e gente” é um espetáculo que nasce das memórias do ator e músico Vinícius Ferreira e da sua família. Busca lançar um olhar poético para a ancestralidade, explorando a musicalidade e a poesia da arte que se faz na fala do povo, no canto que passa de boca em boca através de gerações. Ao retornar ao seu lugar de memória diante do público, ele permite a este pensar os seus próprios lugares, suas influências e identidade.

A peça é resultado do projeto 4 X Dionisos, no qual os integrantes da companhia joinvilense se propuseram a criar espetáculos solos a partir de suas memórias, tema que vem sendo trabalhado pelo grupo desde sua origem. Dele saíram os trabalhos “Mãe-criada”, protagonizado por Clarice Steil Siewert; “O que é que eu tô fazendo aqui”, de Andréia Malena Rocha; e “Para: Fábio”, de Eduardo Campos; além da peça de Vinícius.

“Um rio de memória e gente” estreou em 2017. Tem atuação e composição de Vinícius Ferreira e direção de Silvestre Ferreira.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Jader Rampinelli via Assessoria
Informações: Dionisos Teatro