Vereadores se comprometem a conversar com Udo sobre greve do serviço público

Servidores públicos em greve lotaram mais uma vez a Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), nesta quarta-feira (26), e realizaram uma assembleia que decidiu pela continuidade do movimento e da ocupação da ante-sala do gabinete do prefeito Udo Döhler. Eles prometem que só vão sair quando forem atendidos pelo chefe do Poder Executivo, que pretende recebê-los somente no dia 16 de março.

E pode ser que eles ganhem um reforço, já que vários parlamentares da situação se comprometeram a pedir ao prefeito que atenda a comissão dos trabalhadores. Presidente do Legislativo, o vereador Claudio Aragão (MDB) se comprometeu a intermediar o diálogo. De gabinete em gabinete, também conversaram com Richard Harrison (MDB), Roque Mattei (MDB), Ana Rita Hermes (Pros), Adilson Girardi (SD) e Odir Nunes (PSDB). Nesta quinta, vão conversar com outros parlamentares.

A greve foi declarada na penúltima segunda-feira (17). As principais razões eram o combate a dois projetos de lei que tramitavam na Câmara e a pressão pelo atendimento do prefeito com o objetivo de iniciar a discussão salarial desde ano. Um dos projetos em questão, o PLC 51/2019, já foi arquivado. O outro, PLC 3/2020, segue em tramitação.

A proposta altera as regras do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Joinville (Ipreville). A principal é o aumento da alíquota de contribuição do servidor, de 11 para 14%. A Prefeitura argumenta que é mudança é necessária, a partir da Reforma da Previdência de Jair Bolsonaro, aprovada no ano passado, já que o instituto apresenta déficit atuarial. O Sinsej, por sua vez, defende que o déficit é responsabilidade da Prefeitura, que não paga a sua parte.

Nesta quinta-feira (27), às 10 horas, haverá a apresentação do Relatório Anual de Governança Corporativa 2019, Política de Investimentos 2019 e Avaliação Atuarial 2020 do Ipreville, na Câmara. O sindicato chamou os servidores para acompanhar a apresentação, que pode ser vista por qualquer pessoa.

A empresa Aditus Consultoria fará a apresentação de resultados da Política de Investimentos 2019. A apresentação da Avaliação Atuarial 2020 será feita pelo atuário Claudio Kogut. O diretor-presidente do Ipreville, Sergio Luiz Miers, falará sobre os dados do Relatório de Governança Corporativa 2019.

Uma nova assembleia dos servidores ocorre na sexta-feira (28), às 9 horas, em frente à Prefeitura.


Texto: Felipe Silveira
Foto: Mauro Artur Schlieck/CVJ