Joinville Convention apresenta dados do turismo em Joinville

No final de fevereiro, o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau encerra a gestão 2019/2020 e se prepara para eleger uma nova diretoria. À frente da entidade por dois mandatos consecutivos, a presidente Vanessa Venze Falk fez uma gestão marcada pela criação de eventos que impulsionaram o setor, como o Prêmio Juarez Machado de Turismo.

“Aumentamos a captação de eventos para a cidade, capacitamos nossos associados em relação a atendimento, projetamos e promovemos Joinville como destino de eventos em âmbitos nacional e internacional, inovamos nosso site, desenvolvemos material para ações de captação, criamos e fortalecemos a nova marca da entidade, estreitamos o relacionamentos com grandes players do turismo nacional, como a operadora CVC; ampliamos a sustentabilidade financeira da entidade e também o número de associados”, lista a presidente.

Para Vanessa, as conquistas refletem a maturidade que Joinville apresenta para o turismo de eventos. “Joinville tem grande potencial e capacidade para atender mais eventos. Também temos potencial para nos fortalecermos como destino de lazer, principalmente pelo fato de estarmos próximos da serra e do mar, o que permite diversificação da oferta turística”, considera.

Entre as principais iniciativas implementadas no período está a Campanha de Incentivo à Arrecadação da Room Tax, lançada em março de 2018, com o objetivo de aumentar a arrecadação da contribuição espontânea repassada pelos hotéis. “Em 19 meses de campanha, a arrecadação da Room Tax aumentou em 132,53% em relação ao mesmo período anterior sem a realização da campanha. A hotelaria percebeu a importância da contribuição e repassa ao Convention com satisfação, percebendo que os valores retornam para eles em forma de ações de promoção e desenvolvimento do turismo de eventos”, explica Vanessa.

Outra ação, criada em 2018, foi o Prêmio Juarez Machado de Turismo, com o objetivo de reconhecer a atuação de profissionais e instituições que trabalham pela consolidação da cidade como destino turístico de negócios e eventos.

No que diz respeito a capacitação e networking, o CVB Talks é aguardado por associados, empresas e profissionais do setor. A novidade idealizada pelo Convention traz para Joinville personalidades do turismo nacional e internacional para debater com o trade local diferentes e atuais temas do setor. Em suas três edições, o CVB Talks recebeu ícones como Chieko Aoki, fundadora da rede Blue Tree; Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR); e o fundador da CVC Viagens, Guilherme Paulus.

Números da gestão

– 132,5% de aumento na arrecadação da Room Tax com a campanha de incentivo

– 4,5% de crescimento no número de associados

– 586 agendas geradas em duas Rodadas de Negócios (2018 e 2019)

– 17 eventos captados para Joinville

– 17 eventos realizados para os associados

– 29 visitas de inspeção de entidades nacionais e internacionais a Joinville

– 25 viagens promocionais de Joinville e de prospecção de eventos

– 15 treinamentos da campanha Room Tax para as equipes da hotelaria


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria