Seconci amplia atendimento aos trabalhadores da construção civil

O Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci) de Joinville vai ampliar a oferta de serviços aos trabalhadores do setor em 2020. O anúncio foi feito na terça-feira (18), durante a inauguração da ampliação e reestruturação da sede, no bairro Bucarein.

Fundado em 1992 pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville (Sinduscon) e pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de Joinville (Siticom) para atender aos colaboradores do setor, o Seconci atua nas áreas de medicina ocupacional, assistencial e de segurança do trabalho e mantém programas de atenção à saúde, qualidade de vida e redução de acidentes em canteiros de obras.

No ano passado, realizou 3.452 atendimentos ocupacionais, 17.781 exames complementares, 841 atendimentos assistenciais e 1.610 consultas odontológicas.

Com a reestruturação da sede, o serviço passa a oferecer mais de 60 serviços na área de medicina ocupacional, além de treinamentos, vistorias em obras, palestras, novos programas com foco em saúde, segurança e qualidade de vida dos trabalhadores, assessorias em gestão de saúde e acompanhamentos de profissionais afastados, reabilitações e outras assistências.

De acordo com o presidente da entidade, Jorge Luiz Correia de Sá, a crise econômica e os reflexos na indústria da construção civil não impediram o setor de continuar investindo em melhorias para os trabalhadores. “Não medimos esforços para garantir um atendimento de qualidade aos nossos 3.600 beneficiários. A evolução do Seconci tem sido constante. Há cinco anos tínhamos 10% dos serviços que oferecemos hoje”, diz.

Além dos atendimentos próprios, o serviço mantém convênios com o Sesi, com clínicas de diagnóstico por imagem, laboratórios de análises clínicas e óticas. No ano passado iniciou uma parceria com a ACE para atendimentos de fisioterapia e palestras nas áreas de psicologia, direito social, terapia ocupacional e pedagogia.

No quesito segurança, lembra o presidente Jorge Sá, o Seconci tem sido referência na Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) com o Programa Obra Mais Segura, que vistoria o cumprimento das normas e capacita trabalhadores em canteiros de obras de Joinville para ampliar a segurança e reduzir os índices de acidentes de trabalho.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria