Prefeito interino de São Francisco do Sul toma posse

Em solenidade realizada na tarde de quarta-feira (5), no plenário do Legislativo de São Francisco do Sul, o presidente da Câmara de Vereadores, Álvaro José Siebers, tomou posse como prefeito interino da da cidade. Renato Gama Lobo e Walmor Berretta Júnior, ex-prefeito e vice, tiveram seus mandatos cassados no dia 30 de janeiro, após julgamento do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

Vereador pelo Cidadania, mais votado na última eleição da ilha, com 1.141 votos, Siebers, de 61 anos, é comerciante com atuação no ramo farmacêutico. Após a posse, o prefeito interino agradeceu o apoio dos presentes e dos colegas vereadores e, depois, em entrevista coletiva à imprensa, disse que aguardará as orientações da Justiça Eleitoral quanto à determinação de realização de novas eleições. Na vaga de Siebers, na presidência da Câmara, assumiu o vice-presidente da Mesa Diretora, vereador Edson Luiz Duarte.

“Quero honrar com a minha palavra dada ao prefeito Renato e ao vice Walmor na reunião que tivemos no começo da semana. Em time que está ganhando não se mexe. Temos que aguardar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral. Até por que não sei por quanto tempo vou estar prefeito. É um momento difícil para o município. Mas nada vai mudar, por enquanto, e vou fazer o melhor para que o povo de São Francisco do Sul continue a receber as melhorias que há tanto tempo espera”, disse Siebers.

Os juízes do TRE também determinaram a inelegibilidade de Renato Gama Lobo por oito anos seguintes ao pleito de 2016. O motivo que levou à cassação dos eleitos foi abuso de poder econômico, comprovado por meio de pedido de voto através de ofertas de vantagens e ameaça velada de perda de emprego.

O relator do processo, juiz Jaime Pedro Bunn, determinou em seu voto a realização de novas eleições para os cargos majoritários no município de São Francisco do Sul, independente do julgamento de eventuais embargos de declaração. A data será definida pelo TRE, de acordo com cronograma aprovado pelo TSE.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Prefeitura de SFS
Informações: Prefeitura de SFS | TRE-SC