Ações do Núcleo de Eficiência Energética da Udesc geram economia de R$ 76 mil

O Núcleo de Eficiência Energética (Nefen), projeto de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, proporcionou uma economia de R$ 76 mil à instituição. O resultado foi alcançado com a gestão otimizada dos contratos de demanda com a Celesc.

Foram realizados ajustes em cinco das onze unidades consumidoras em alta tensão da universidade: Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) e duas do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi). Essa economia é equivalente ao pagamento de um mês e meio da fatura de energia elétrica desses centros.

“Para 2020 temos a expectativa de uma economia ainda maior, pois alguns centros passarão a ter sua contratação de demanda otimizada”, afirmou o professor Fabiano Ferreira Andrade, coordenador do núcleo.

Entre as melhorias previstas para este ano, está a conclusão da nova entrada de energia e a liberação da Celesc para fazer os ajustes necessários na Udesc Joinville. De acordo com Fabiano, há um potencial de economia da ordem de 50 mil reais por ano com a melhora da contratação de demanda.

Além disso, ajustes também estão sendo executados nos contratos da Reitoria, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) e no Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), que deverão apresentar uma economia de mais de 20 mil reais mensais. O Museu da Escola Catarinense (Mesc) e o Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan) também devem apresentar ganhos neste ano com as mudanças de contrato.

Sobre o Nefen

O núcleo nasceu como uma ação de extensão em 2011 e teve como objetivo suprir as necessidades internas e externas relacionadas ao conhecimento e aplicação de procedimentos para a melhoria da eficiência energética das instalações elétricas, reduzindo os desperdícios de recursos e custos associados ao consumo de energia elétrica.

O projeto encerrou ao final de 2019 e teve como público-alvo a comunidade acadêmica usuária das instalações elétricas do campus da Udesc Joinville e entidades e empresas que foram atendidas pelas atividades de prestação de serviço realizadas por meio dessa ação de extensão. Embora o Nefen tenha concluído as atividades, o coordenador Fabiano Ferreira Andrade permanecerá realizando a gestão dos contratos de demanda com a Celesc até que a tarefa seja institucionalizada na universidade.


Edição: Fernando Costa
Foto e informações: Udesc Joinville