Coletivo de urbanismo promove reunião aberta nesta quinta-feira

Criado no ano passado, o coletivo Lab Urb promove, nesta quinta-feira (30), às 19 horas, uma reunião aberta ao público. O objetivo é reunir o maior número de pessoas que têm interesse na cidade e vontade de buscar soluções para melhorar a experiência de viver nela. A construção do manifesto do coletivo será iniciada no encontro, que é o primeiro de 2020. As inscrições devem ser feitas por aqui.

Curativo Urbano

O Lab Urb foi criado a partir do grande sonho da estudante de Arquitetura e Urbanismo Júlia Martins Grawe, que é trabalhar com urbanismo em Joinville, focada em melhorar as condições oferecidas à sociedade.

Para colocar a ideia em prática, ela criou uma conta no Instagram e visitou duas faculdades da região. “Contei um pouco sobre minhas primeiras ideias para o atual coletivo, como fazer intervenções, palestras e participar de concursos e outras ações que poderiam surgir com o tempo”, explicou.

A iniciativa deu certo. Ela reuniu um grupo de formandos e formados em múltiplas áreas para concretizar o coletivo, que logo deu início às primeiras ações.

“Nós fizemos duas vezes o Curativos Urbanos, onde fizemos uma caminhada em ruas do centro da cidade e colocamos ‘curativos’ em pontos onde encontramos problemas nas calçadas. Essa ação tem como objetivo chamar atenção para problemas das calçadas que impedem ou prejudicam o pedestre no deslocamento pela cidade”, contou.

Na segunda edição, o grupo também colou lambes com mensagens que provocavam as pessoas a usarem dos espaços públicos. Neste ano, o grupo planeja repetir os curativos urbanos, mas também fará outras ações, como encontros, palestras e intervenções.

Com uma visão coletiva e plural, apostando no experimentalismo, o Lab Urb quer reaproximar os usuários à cidade. “Acreditamos na multidisciplinaridade de perfis para cocriar esse movimento. Estamos descobrindo maneiras de refletir e ressignificar a relação das pessoas com a cidade e, para isso, todos que se identifiquem com a temática de cidade e relações de uso são bem-vindos a participar”, destacou Júlia.

O encontro, gratuito, será no Gajah Hostel, que fica na rua Servidão Fritz Alt, 240, no bairro Boa Vista.

Coletivo Lab Urb em ação

Texto: Felipe Silveira
Fotos: Lab Urb