Joinville registra 253 focos positivos de dengue em 2020

Novos locais da cidade estão infestados com focos do mosquito da dengue. Enquanto a conta de focos positivos de dengue da Secretaria da Saúde em 2019 foi de 3.305, em 2020 já foram contabilizados 253 novos.

Desta vez, foram identificados pelo Serviço de Vigilância Ambiental de Joinville focos nos bairros Espinheiros, Comasa e Jardim Iririú, com agravante de que os focos foram encontrados nas residências, e não apenas em armadilhas instaladas pelo órgão. Outros bairros que já registraram infestação são Boa Vista, Fátima, Itaum, Bucarein e Guanabara.

Por conta disso, no dia 6 de fevereiro, às 19 horas, será realizada reunião com moradores, na Escola Municipal Dom Jaime de Barros Câmara, que fica na rua João Ebert, 836, bairro Comasa. De acordo com coordenadora do Serviço de Vigilância Ambiental, Nicoli dos Anjos, o objetivo será orientar sobre a importância da prevenção, e também a respeito da aplicação de notificação e multa aos munícipes que tiverem focos positivos de dengue em suas residências.

O Serviço de Vigilância Ambiental continua com ações de orientação e instalação de armadilhas para monitorar a proliferação do mosquito, mas é fundamental a conscientização dos moradores.

Nicoli pede novamente que todos façam uma revisão em qualquer recipiente que acumule água parada. Vale lembrar que o mosquito Aedes aegypti se reproduz a partir da postura de ovos em água limpa e parada. Além de dengue, transmite zika vírus e as febres chikungunya e amarela.


Edição: Fernando Costa
Foto: Agência Brasil
Informações: Prefeitura de Joinville