Santa Catarina recebe mais 28 mil doses da vacina pentavalente

Santa Catarina recebeu, nesta quinta-feira (16), mais 28 mil doses da vacina pentavalente. A imunização protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo b (responsável por infecções no nariz e garganta). As doses já estão liberadas para que as 17 regionais de saúde façam a retirada na central, que fica em São José, na Grande Florianópolis.

Esse é o segundo lote de vacinas recebido pelo estado neste ano. O primeiro, com 27 mil doses, chegou na última sexta-feira (10). No ano passado, SC recebeu um número muito abaixo de doses, gerando a falta nos postos de saúde.

Parte do primeiro lote, 1,8 mil doses, chegou em Joinville na quinta-feira (16). No entanto, a quantidade recebida não atende toda a demanda vacinal de Joinville, que é de 6,6 mil doses. A previsão é que a partir da próxima segunda-feira (20) as 55 Unidades Básicas de Saúde da cidade comecem a receber as vacinas para atender a população. A expectativa que na terça-feira (21) a tarde todas as unidades estejam com vacinas para atender parte da demanda.

A vacina pentavalente

A vacina pentavalente protege as crianças contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite por Haemophilus influenzae B e está indicada no esquema de três doses para menores de um ano de idade, sendo administrada aos 2, 4 e 6 meses de idade. No ano passado, a vacina passou por um período de indisponibilidade na rede nacional devido a um desvio de qualidade identificado na sua produção por parte do laboratório Biological E.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Governo de SC