PT confirma pré-candidatura de Assis à Prefeitura de Joinville

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Joinville confirmou o nome de Francisco de Assis Nunes como pré-candidato à Prefeitura de Joinville na eleição de 2020. Assis já foi vereador, deputado estadual e chegou a assumir o mandato de deputado federal em 2014. Ele foi escolhido como pré-candidato em plenária eleitoral realizada pelo partido na noite desta quarta-feira (11), na sede do Sinpronorte.

O nome de Assis ainda precisa ser confirmado em convenção municipal no ano que vem, mas sua pré-candidatura foi aprovada por aclamação e consenso pelos membros do diretório e militantes petistas. Em novembro, Assis assumiu a presidência do PT de Joinville após ter sido eleito no Processo de Eleições Diretas (PED). Agora, com a confirmação de seu nome como pré-candidato, Francisco de Assis assumirá o diálogo com outros partidos da cidade, com o objetivo de construir unidade do campo progressista. Ele garante que o diálogo está aberto com os partidos que se aproximam do projeto político do PT e que se opõem ao governo de Jair Bolsonaro (PSL).

“Em Joinville, eu acho que haverá dois campos: um formado por aqueles que apoiam o governo Bolsonaro, este governo que está desmantelando o nosso país e acabando com os direitos dos trabalhadores, e o outro formado pelo PT e os partidos que não concordam com esta política de extrema-direita que está sendo implementada. É deste lado que nós estamos. Em defesa dos trabalhadores e contra o desmonte promovido por Bolsonaro”, explicou Assis.

Uma relação de homens e mulheres que poderão se candidatar ao Legislativo também foi apresentada e aprovada na plenária. “Estamos trabalhando para formar uma nominata completa de candidatos e candidatas, com a possibilidade de chegar a ter 50% da chapa composta por mulheres, superando o mínimo exigido pela legislação eleitoral. Essa possibilidade me deixa, enquanto presidente do partido e pré-candidato, muito entusiasmado e confiante. Saber que temos homens e mulheres valorosos dispostos a colocar suas vidas à disposição de um projeto popular para Joinville nos dá a energia necessária para participar desta disputa”, afirma Assis.

No encontro de quarta-feira, o consultor e sociólogo Marcio Cruz fez uma apresentação do mapa eleitoral da cidade, analisando os últimos resultados do PT em Joinville. O ex-prefeito Carlito Merss também participou da plenária, fazendo um resgate histórico das eleições municipais e compartilhando sua experiência — ele concorreu nas últimas seis eleições, tendo sido eleito em 2008. Este ano, Carlito assumiu a função de coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT de Santa Catarina.

A plenária contou ainda com um momento para novas filiações — duas mulheres, da área da educação, se filiaram ao partido. A Secretaria de Mulheres do PT de Joinville tem atuado coletivamente na construção de candidaturas e na formação política de pré-candidatas. Na última terça-feira (10), as mulheres realizaram o seu planejamento para 2020, inclusive para as eleições municipais.

Além do diálogo com outros partidos que será conduzido por Assis, o PT de Joinville já encaminhou o seu planejamento eleitoral para fevereiro de 2020 e está preparando um cronograma de formação política para seus pré-candidatos e pré-candidatas.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria