Leia Mulheres discute obra de Joan Didion no último encontro do ano

Em dezembro, no último encontro do ano do clube Leia Mulheres Joinville, o livro a ser debatido é o “O ano do pensamento mágico”, de Joan Didion, uma das mais aclamadas escritoras e intelectuais americanas. O evento, que costuma ocorrer no fim do mês, desta vez ocorre no dia 14, às 16h30, no Terra Natal.

A obra autobiográfica narra o período de um ano que se seguiu à morte do marido da autora, o escritor John Gregory Dunne. É um livro sobre a superação e sobre a nossa necessidade de atravessar (racionalmente ou não) momentos em que tudo o que conhecíamos e amávamos deixa de existir. Foi ganhador na categoria de não-ficção do prêmio National Book Award.

Sem uma gota de autopiedade e com um estilo envolvente e emocionante, Joan Didion narra o período de um ano que se seguiu à morte de seu marido e a longa doença de sua única filha. Feito com uma contagiante dose de sinceridade e paixão, o livro revela uma experiência intensamente pessoal e, ao mesmo tempo, universal. Uma história que falará alto a quem ama ou já amou alguém, com a profundidade que as grandes relações têm, sejam elas entre pais e filhos ou entre companheiros de uma vida. A obra é um retrato de um casamento e de uma vida.

Os trabalhos de Joan Didion como jornalista, ensaísta e romancista a tornaram muito reconhecida. Ela escreveu nove romances e oito livros de não-ficção. Colabora frequentemente no The New York Review of Books e na revista The New Yorker. Ao lado de seu marido, John, ela também já colaborou em diversos roteiros. Atualmente, vive na cidade de Nova York. Em 2017, foi lançado o documentário “Joan Didion: The Center Will Not Hold” sobre a sua vida, disponível na Netflix.

Com caráter itinerante, o clube Leia Mulheres Joinville contempla, a cada mês, centros culturais e alternativos da cidade. No dia da discussão, também será feito um troca-troca natalino de livros usados, aos interessados. A entrada é gratuita e aberta para a comunidade, sem necessidade de inscrição. O Terra Natal fica na rua Jaraguá, 1.019, no bairro América.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Leia Mulheres Joinville