IFC de Araquari promove Seminário de Agroecologia

O Instituto Federal Catarinense (IFC) de Araquari promove nesta sexta-feira (29), a partir das 19 horas, o Seminário de Agroecologia, sobre o estudo da agricultura a partir de uma perspectiva ecológica. O evento é gratuito e aberto à comunidade, sem a necessidade de fazer inscrição.

O seminário contará com palestra do deputado federal Pedro Uczai (PT) e com a participação de professores e pequenos agricultores da região, que compartilharão seus conhecimentos e suas experiências agroecológicas. Uczai é membro da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica e vai falar sobre legislação, políticas públicas e agroecologia.

O parlamentar defende a construção de “um novo modelo de agricultura produtiva e saudável, sem uso de agrotóxicos, que pense nos agricultores e na defesa da saúde humana”. Foi o sub-relator do Projeto de Lei 6.670/2016, que trata da Política Nacional de Redução do Uso de Agrotóxicos (Pnara), aprovado na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados e debatido numa Comissão Especial. O PL aguarda para ser votado no Plenário da Câmara dos Deputados.

Além da palestra, haverá um momento para relatos de experiências agroecológicas. Os pequenos agricultores Christian Duarte Maia e Neiva Vieira foram convidados para compartilhar suas ações no Assentamento Justino Draveski, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Christian, que é engenheiro ambiental, falará da alimentação de base agroecológica e agroflorestal numa perspectiva popular. Neiva abordará o trabalho e a autonomia das mulheres na agroecologia.

O engenheiro florestal e professor do IFC, Fernando Prates Bisso, falará sobre o cultivo de sementes crioulas, e a engenheira agrônoma e professora aposentada do IFC, Vera Maria Carvalho Silva Santos, discorrerá sobre a urgência da adoção do modelo agroecológico para a saúde da humanidade e do planeta. Já o engenheiro agrônomo e técnico da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Rodrigo Simões do Espírito Santo, falará sobre solo vivo.

O evento é organizado pelo IFC de Araquari, por meio dos cursos de Bacharelado em Agronomia, Licenciatura em Ciências Agrícolas, Técnico Integrado em Agropecuária e da Fábrica de Software. O seminário será realizado no auditório do campus, que fica na rodovia BR-280, km 27.

Entrega de emenda

Durante o evento, o deputado federal Pedro Uczai entregará uma emenda de R$ 100 mil, aprovada no início de novembro, para aquisição de equipamentos e instalações para o projeto de unidade multidisciplinar de agroecologia do IFC de Araquari. A emenda será utilizada para começar a equipar um laboratório de sementes e também para subsidiar a criação um portal on-line de agroecologia, que será desenvolvido e hospedado no próprio campus do IFC de Araquari.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria de Pedro Uczai