Campeonato Catarinense 2020 terá nova fórmula de disputa

O Campeonato Catarinense terá uma nova fórmula a partir de 2020. O novo modelo foi aprovado pelos clubes participantes da competição em reunião na tarde desta quarta-feira (20). O novo formato se adéqua ao calendário da CBF, que previa 16 datas para os estaduais no ano que vem.

O Catarinense será disputado em turno único, com as 10 equipes se enfrentando na primeira fase. Oito deles avançam para as quartas de final. Posteriormente teremos semifinais e finais. Todos os mata-matas serão disputados em dois jogos, com a volta na casa do time de melhor campanha. Os dois últimos disputam um playoff para ver quem será o único rebaixado da competição. Na Série B, três equipes vão subir, aumentando para 12 o número de clubes para 2021.

Como cada equipe fará nove jogos na primeira fase, a FCF decidiu que os cinco primeiros colocados da edição passada terão direito a um jogo a mais em casa. Portanto, Avaí, Chapecoense, Figueirense, Criciúma e Marcílio Dias farão cinco partidas como mandante e quatro como visitante. Joinville, Brusque, Juventus, Concórdia e Tubarão farão quatro como mandantes e cinco como visitantes.

O Estadual está previsto para começar no dia 22 de janeiro. A Federação optou por não marcar jogos nos dias do feriado de carnaval. A tabela com datas e horários ainda será divulgada pela entidade.

Texto: Vitor Forcellini
Foto: divulgação/JEC