Blackstar e Joinville caem na mesma conferência do Brasileiro de Basquete

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou nesta terça-feira (19) o regulamento e formato de disputa do Campeonato Brasileiro. Os 14 clubes serão divididos em das conferências, não regionalizadas. Blackstar e Joinville ficaram na Conferência Amarela.

Junto com a dupla joinvilense estão: Campo Mourão (PR), Maringá (PR), Praia Clube (MG), Pinheiros (SP) e Liga Sorocabana (SP). Na Conferência Verde estão: Blumenau (SC), Brusque (SC), São José dos Pinhais (PR), Ponta Grossa (PR), Cerrado (DF), Anapolino (GO) e Osasco (SP).

Na primeira fase as equipes vão se enfrentar em duelos de turno e returno, dentro das próprias conferências. Os dois melhores de cada uma avançam direto para as quartas de final. O terceiro, quarto, quinto e sexto colocados em cada conferência vão se enfrentar em um duelo único de mata-mata, na casa do clube de melhor campanha, cruzando as conferências para definir assim os outros quatro classificados.

As quartas de final serão disputadas em melhor de três jogos, com os primeiros colocados encarando o vencedor do duelo entre o quarto e quinto, e o segundos colocados pegando quem triunfar do jogo entre terceiro e sexto. Para aumentar a emoção, os quatro semifinalistas vão se enfrentar no formato de Final Four para definir o campeão brasileiro. A princípio, apenas o primeiro colocado garante vaga no NBB.

A competição está prevista para começar em fevereiro de 2020. Nas próximas semanas a CBB deve divulgar a tabela do campeonato.


Texto: Vitor Forcellini
Foto: Divulgação/Blackstar