Igreja promove dia de ação social para pessoas em situação de rua

Há três anos a igreja católica realiza o Dia Mundial do Pobre. A data foi convocada pelo papa no fim do chamado “Ano da Misericórdia”, em 2016. Desde então, a paróquia São Francisco de Assis do bairro Adhemar Garcia promove um dia de ação social. As atividades estão programadas para este domingo (17), entre 7h30 e 12 horas. Os organizadores esperam reunir cerca de 150 pessoas entre pessoas em situação de rua e voluntários.

“No ano passado a gente atendeu cerca de 80 moradores de rua e imaginamos que nesta edição a quantidade de atendidos seja semelhante. Estamos nos organizando para oferecer banho, roupas limpas e materiais de higiene e limpeza assim que eles chegarem na igreja. Depois temos o momento da acolhida que é quando as pessoas têm a oportunidade conversar e conhecer um ao outro. Voluntários farão o corte de cabelo daqueles que desejarem”, conta uma das organizadoras da ação, Neusa Francisco Tomaz.

A ação pelo Dia Mundial do Pobre termina com uma celebração, às 11 horas, presidida pelo padre Dulcio Araújo e um almoço de confraternização. O trabalho para organização inicia bem antes, já que voluntários vão ao encontro das pessoas que mais precisam para convidar e no dia fazem o transporte até a igreja.

Histórias de vida de quem ajuda como voluntário e de quem vive em situação de rua são compartilhadas durante todo o evento. Este ano, o papa Francisco escreveu uma carta onde afirma que “a opção pelos últimos, por aqueles que a sociedade descarta e lança fora é uma escolha prioritária que os discípulos de Cristo são chamados a abraçar para não trair a credibilidade da Igreja e dar uma esperança concreta a tantos indefesos”.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Paróquia São Francisco de Assis
Informações: Diocese de Joinville