Waldir Rampinelli dá aula sobre revoluções na América Latina neste sábado

O historiador Waldir Rampinelli é o convidado da edição de novembro do Ciclo Nacional de Formação pela Revolução Brasileira em Joinville. A atividade é promovida pela organização de esquerda Revolução Brasileira. O encontro é neste sábado (9), às 15 horas, no Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Joinville e Região (Sindsaúde).

“As revoluções na América Latina” é o tema da aula de Rampinelli. O curso tem o objetivo de auxiliar na compreensão do conceito de revolução a partir do Manifesto Comunista e de autores marxistas, além de discorrer sobre as revoluções mexicana, cubana e nicaraguense na perspectiva de longa duração.

Professor no Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rampinelli é mestre em Estudos Latino-Americanos e doutor em Ciências Sociais. Lançou recentemente o livro “O menino que vê o mundo: confidências sobre os imigrantes italianos”.

O romance se passa na cidade fictícia de Nova Belluno, pequena cidade brasileira criada por imigrantes italianos. Lá, vive um menino que observa com seu olhar puro, como acontecem as relações de poder da igreja, do comércio, das profissões liberais e, ao mesmo tempo, como a comunidade italiana preserva a sua identidade e trata aqueles que não têm a mesma origem. De acordo com o autor, a obra também mostra a relação dos imigrantes europeus que vieram para o Brasil com povos locais como os negros, os indígenas e os “baiecos”, nome dado a todos aqueles que não têm etnia italiana e de sobrenome genuinamente brasileiro.

O Sindsaúde fica na travessa Chuí, 30, no Centro.


Texto: Felipe Silveira
Foto: Página Nildo Ouriques

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *