Espetáculo gratuito discute perigos do lixo marítimo

A poluição das águas, a produção de lixo e seus impactos é o tema do espetáculo “Onda de Desperdício – Os perigos visíveis e invisíveis do lixo no mar”, que será apresentado nesta quinta-feira (24), das 16 às 18 horas, no Teatro CNEC. A apresentação mistura arte e ciência e é aberta para todas as idades. A entrada é gratuita, mas os lugares são limitados. Para garantir o ingresso, é preciso fazer inscrição por aqui.

O espetáculo, com duração de aproximadamente 30 minutos, reúne dança, recursos audiovisuais e ciência para demonstrar a relação do ser humano com a água, com os oceanos e os perigos da poluição. É desenvolvimento por extensionistas do projeto Água Viva, da Universidade Federal do Vale do Itajaí.

O grupo já fez 18 apresentações pelo Sul do Brasil e duas na Índia, onde recebeu menção de projeto inovador em um congresso realizado no país.

A apresentação vem pra Joinville a convite do comitê local do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, que atua para disseminar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e promover o alcance das metas da chamada Agenda 2030.

“Após a apresentação, faremos uma roda de conversa para debatermos sobre a crescente poluição dos rios e mares e suas consequências para o meio ambiente e para a vida das pessoas”, explica a coordenadora local do movimento, Lisielen Goulart.

A apresentação faz parte da programação da 6ª Semana Lixo Zero Joinville, que ocorre até domingo (27), com várias atividades em toda cidade. Além de Joinville, em 2019 a semana, que tem como tema “Um por Todos e Todos por Zero”, ocorre em mais de 100 cidades brasileiras entre os dias 18 e 27 de outubro.

Idealizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, a Semana é organizada em Joinville pela Rastro Sustentabilidade. Neste ano, o evento conta com patrocínio da Neogrid, Fliperama Espaço Colaborativo, Embraco e Renovigi Energia Solar, além de apoio de diversas entidades, instituições parceiras e voluntários.

O Teatro CNEC fica na avenida Getúlio Vargas, 1266, no bairro Anita Garibaldi.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Monique Burigo/Divulgação
Informações: Semana Lixo Zero Joinville