Câmara promove conferência sobre desperdício de alimentos nesta quarta

A Câmara de Vereadores de Joinville e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional promovem, nesta quarta-feira (16), Dia Mundial da Alimentação, a Conferência de Combate ao Desperdício de Alimentos. A inscrição é gratuita e deve ser feita por aqui.

Na imagem, alimentos recolhidos na “xepa” da Central de Abastecimento de Joinville para o evento Disco Xepa Day 2019, que ocorreu em abril. Em dois dias, em aproximadamente uma hora cada, voluntários recolheram cerca de 500 quilos de alimentos que foram higienizados e transformados em bolo de banana, pasta de berinjela, chips de batata, geleia de pera, guacamole, entre outros pratos que farão parte do banquete deste sábado.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) estima que um terço dos alimentos destinados ao consumo humano seja jogado fora, o equivalente a 1,3 bilhões de toneladas, enquanto 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo.

Programação

8 horas
Recepção dos convidados

8h30
Sessão de abertura com presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, com presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e com representante do Observatório de Direito à Alimentação para a América Latina e Caribe (ODA-ALC)

8h50
Apresentação dos programas de combate ao desperdício de alimentos da FAO e apresentação do trabalho “Políticas Públicas Brasileiras para o atendimento ao ODS 12.3: a experiência do município de Joinville para a redução do desperdício de alimentos”, do grupo de pesquisa para o Observatório de Direito à Alimentação para a América Latina e Caribe (ODA-ALC).

9h20
A importância do combate ao desperdício de alimentos – Movimento Slow Food

9h50
Intervalo

10h20
Debate sobre políticas públicas de desperdício de alimentos em Joinville; Proposta do Banco de Alimentos de Joinville. O Projeto de Lei Ordinária 159/2019, que dispõe sobre o aproveitamento de alimentos destinados ao consumo humano, por doação, nos estabelecimentos comerciais localizados no município de Joinville.

Ações da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Joinville

10h50
Apresentação de casos de boas práticas:

Programa Mesa Brasil (SESC)
Projeto Prato Limpo – Escola Municipal Professora Eladir Skibinski
Projetos Sabor de Sobra e projeto Prato Consciente (CST em Gastronomia Univille)
Comitê de Prevenção e Perdas – Associação Catarinense de Supermercados – ACATS

11h30
Sessão de encerramento com apresentação do Compromisso de Joinville para o combate ao desperdício de alimentos


Edição: Felipe Silveira
Foto: Cedida por Mariana Hahnemann Gonzaga/Arquivo
Informações: CVJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *