Usuários do Serviço Especializado de Reabilitação recebem equipamentos

Na segunda-feira (30), usuários do Serviço Especializado de Reabilitação (SER) Joinville, vinculado à Secretaria da Saúde, receberam novos equipamentos de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção (OPM). Ao todo, foram adquiridos 138 equipamentos, entre eles estão 65 cadeiras de rodas, 44 cadeiras de banho, 14 muletas, 10 andadores e três bengalas. O investimento total foi de R$ 127.454,07, com recursos do Governo Federal.

Com os novos equipamentos, 98 usuários do SER Joinville, com idade entre 11 e 90 anos, serão beneficiados, garantindo melhor qualidade de vida tanto para eles como, também para os seus familiares e cuidadores.

Receberam os equipamentos pessoas com deficiência física congênitas, como malformações, ou adquiridas ao longo da vida com sequelas de ACV, amputações, lesão de medula e outras que afetem a mobilidade. Os aparelhos serão disponibilizados em caráter definitivo, mas caso a deficiência seja corrigida ao longo do tratamento, o paciente poderá devolvê-los à unidade.

“É importante lembrar que a maioria das cadeiras de rodas é adaptada e foram confeccionadas de acordo com as medidas de cada paciente”, completa a gerente dos Serviços Especiais da SES, Akadenilques Souza Kudla.

SER Joinville

O Serviço Especializado em Reabilitação (SER) de Joinville atende crianças e adultos com deficiências físicas congênitas ou decorrentes de doenças adquiridas, que precisam de avaliação para aquisição de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM).

A equipe multidisciplinar oferece aos usuários atendimento de médicos fisiatra (médico de reabilitação) e pediatra, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais, além de equipe administrativa.

Em atividade desde 2018, o SER Joinville atendeu a 927 munícipes joinvilenses e 165 pacientes estão em programa de reabilitação. O acesso aos serviços do SER Joinville é realizado por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Jaksson Zanco/Prefeitura
Informações: Prefeitura