Espaços públicos de Joinville recebem plantio de flores e manutenção

Com a chegada da primavera, as flores ganham destaque nos jardins espalhados pelos 501 espaços públicos administrados pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) de Joinville. Para garantir uma estação ainda mais colorida, a Unidade de Parques e Praças (UPP) amplia as ações de manutenção, de plantio e replantio de árvores e flores em parques, praças, áreas de lazer, canteiros e rotatórias da cidade.

A equipe da UPP fez o plantio de três espécies de flores nos canteiros na rua Saguaçu, no início da subida do Mirante. Begônias, impatiens (mais conhecidas como beijinhos) e torênias dão novas cores ao ponto turístico.

Os canteiros próximos ao Terminal de Ônibus Central também recebem novas plantas. Outra equipe realiza a poda das árvores da região limítrofe da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Joinville. Conforme acordado entre a Infraero e a Prefeitura, as árvores próximas às cabeceiras da pista recebem cortes dos galhos e têm padronização na altura, devido à segurança para o acesso das aeronaves. Nesta semana, as árvores da região central passarão pela poda.

Dentre os 501 espaços públicos de responsabilidade da Sama, 155 são parques, praças e áreas de lazer, além dos 346 canteiros, rotatórias e trevos distribuídos por toda a cidade. Segundo o gerente de parques, praças e rearborização pública da Sama João Marcos Gabriel, o plantio e manutenção dos espaços públicos, além da beleza que confere aos locais, os tornam ambientes mais saudáveis que passam a oferece melhor qualidade de vida aos habitantes.

“Hoje a arborização urbana é uma necessidade das cidades, tendo em vista o bem-estar e a qualidade do ar, além de deixar as vias e áreas públicas mais bonitas visualmente”, ressalta Gabriel.

A UPP também atua em parceria com a comunidade na manutenção de áreas públicas nos bairros. “Estamos trabalhando em apoio a um grupo de escoteiros, fazendo a revitalização de um campo de areia no bairro Guanabara. Temos atuado junto a associações de moradores em toda a cidade”, comenta Gabriel. O acionamento da unidade deve ser feito pela Ouvidoria da Prefeitura de Joinville, pelo telefone 156.

Parceria Verde

Para a manutenção dos mais de 500 espaços de canteiros, parques e praças públicos de Joinville, a Sama utiliza a Parceria Verde, que é um acordo firmado entre a Prefeitura e empresas privadas. As empresas assumem a manutenção do espaço, geralmente próximo ao ponto de funcionamento da entidade, e tem o direito de expor sua marca no local. A Parceria Verde funciona em 324 pontos da cidade. Os trabalhos de manutenção da estrutura dos equipamentos dos parques continuam sob responsabilidade do poder público.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura