Grupo de Teatro Libração estreia novo espetáculo neste fim de semana

Como é viver em um lugar onde ninguém fala sua língua, onde todos os estímulos são visuais e os sons não têm importância? Esse é o tema central da peça “Fala Comigo! Ou Um mundo Invertido”, que o Grupo de Teatro Libração estreia neste fim de semana, no Galpão de Teatro da Ajote. A primeira sessão será no sábado (21), às 20 horas. No domingo (22) serão duas, às 16 e às 20 horas.

A peça conta com roteiro inédito criado a partir das inquietações dos próprios atores, e com direção de Nathielle Wougles, atriz, professora de teatro e terapeuta ocupacional, presidente do Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (Impar). A produção da montagem da peça e das apresentações de estreia está sendo viabilizada com recursos do projeto elaborado pelo grupo e aprovado na categoria Teatro, do Edital do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).

O espetáculo é apresentado todo em Libras, com legenda em português e audiodescrição; e conta a história de Julie, uma mulher ouvinte em um mundo onde existem apenas pessoas surdas e sua cultura, com suas rotinas e sua forma de ver o mundo. Nesse cenário, a ouvinte-falante passa pelas dificuldades de uma pessoa com deficiência em um lugar sem acessibilidade.

“O processo da construção da dramaturgia foi coletivo e colaborativo, os ensaios eram cheios de experimentação, aceitação de ideias e renúncia de outras. As falas e as cenas surgiram a partir da vivência pessoal dos atores surdos. Acreditamos muito nessa forma de fazer teatro”, conta a diretora.

A peça tem duração de 40 minutos e classificação indicativa de 10 anos.

Libração

O elenco do grupo é formado por atores deficientes auditivos de várias idades e diferentes graus de perda auditiva. A direção e produção são compartilhadas entre Manoella e Nathielle, ouvinte que também é atriz, professora de teatro e terapeuta ocupacional e realizou sua pesquisa de conclusão da graduação com o grupo, produzindo o artigo científico “O Teatro como recurso Terapêutico Ocupacional para Surdos: Relato de Experiência”.

Em “Um mundo invertido”, Nathielle está na direção do trabalho e Manoella está no elenco, no papel da mulher ouvinte-falante, ao lado dos atores André Felipe, Darley Goulart, Dayane Cristina e Juliana Cipriano. O Grupo de Teatro Libração integra a estrutura do Programa de Formação Cultural Arte para Todos do Impar desde 2018.

Você pode ser o grupo nas redes sociais: Instagram e Facebook.

Ingressos

Os ingressos para as apresentações de estreia estão sendo vendidos à R$ 20, com meia-entrada para pessoas com deficiência, estudantes, professores e idosos. Os ingressos para sábado já estão esgotados. Em função da grande procura, a sessão extra foi aberta no domingo. Ainda há ingressos para as duas sessões e as reservas podem ser feitas com os integrantes do grupo ou adquiridos no dia da apresentação, na bilheteria do Galpão de Teatro da AJOTE, mediante disponibilidade.

A produção do evento também está disponibilizando, como ação de contrapartida do projeto, 50 ingressos gratuitos para integrantes das associações de surdos da região de Joinville e para alunos e atores do programa Arte para Todos.

Ficha técnica

Direção: Nathielle Wougles
Produção: Manoella Carolina Rego
Texto e Dramaturgia: Grupo de Teatro Libração
Elenco: André Felipe, Darley Goulart, Dayane Cristina, Manoella Carolina Rego e Juliana Cipriano.
Participação especial: Talita Francisco
Cenários e Figurinos: Caren Negrelli
Execução dos Figurinos: Mônica Roberta Ateliê
Cabelo e maquiagem: Naytiara Wougles
Iluminação e operação técnica: Flávio Andrade
Fotografia: Iraci Seefeldt e Robson Benta
Filmagem: Hilton Maurente
Intérprete de LIBRAS e Tradutora Oral: Márcia Maria Barbosa dos Santos
Vídeos e legendas: Darley Goulart
Designer gráfico: André Felipe e Darley Goulart
Audiodescrição: Wely Kovaltschuk


Edição: Felipe Silveira
Foto: Iraci Seefeldt/Divulgação
Informações: Assessoria

Um comentário em “Grupo de Teatro Libração estreia novo espetáculo neste fim de semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *