#NotasTricolores: JEC tenta encontrar um rumo dentro e fora de campo

O Joinville venceu os dois amistosos que disputou visando a preparação para a Copa Santa Catarina. Contra Carlos Renaux e Atlético Itajaí, o Tricolor encontrou adversários que têm um jogo de imposição física e força defensiva. Em ambos os jogos, o JEC jogou melhor na segunda etapa e teve como principal destaque o goleiro Dalberson.

Neste sábado (31), os garotos jequeanos encaram o Athletico Paranaense Sub-20, que deve ser o rival com mais qualidade técnica que o Coelho vai enfrentar nessa fase preparatória. Em entrevistas, o técnico Pedro Maradona se mostrou satisfeito com a evolução da equipe, mas ressaltou que o time ainda precisa melhorar até a estreia na Copinha.

Opinião

Na visão deste jornalista que vos es escreve, o Joinville tem alguns nomes com muito potencial nesta equipe. Além de Dalberson, a zaga com André Baumer e Léo Coltro rendeu bem. Diego e Chrystian são jogadores de muita qualidade técnica, o desafio de Pedro Maradona será fazer com que eles participem bastante do jogo articulando jogadas.

A grande dificuldade será mesmo a questão física. Naturalmente, jogadores da categoria Sub-20 ainda precisam encorpar para jogar no profissional e isso terá que acontecer com a competição em andamento. Nos jogos-treinos, Pedro Maradona fez sete ou oito substituições, que contribuíram para que o time chegasse inteiro no fim das partidas. A ver como será quando só puder fazer três.

Ônibus chegou

Nesta sexta-feira (30) o ônibus doado pela Gidion chegou ao CT do Morro do Meio. O veículo será usados pelos atletas da base e deve atender cerca de 90 jogadores. Segundo o diretor da base, Carlos Grendene, o ônibus será usado para deslocamentos dentro de Joinville e para viagens curtas em jogos fora de casa.

O veículo deve receber a plotagem, com as cores e o símbolo do clube, em breve.

Pegou mal

Não repercutiu bem a fala do presidente da ACIJ, João Martinelli, na apresentação do planejamento do clube na segunda-feira (26). Conselheiro do clube, Martinelli afirmou que o Joinville deve buscar a formação de um time forte e competitivo, pois só isso atrairia o torcedor de volta para a Arena. Em um momento de austeridade, a fala foi interpretada pelos outros conselheiros como uma alfinetada na atual gestão.

Por conta disso, o Conselho do JEC decidiu tirar as reuniões do grupo da ACIJ e torná-las itinerantes. A primeira já tem local, a Unisociesc.

Novos parceiros

Foto: Carlos Júnior

Metronorte e TopSun estarão estampadas na camisa tricolor na Copa SC. Os novos patrocínios foram frutos do bom relacionamento de alguns dos novos diretores com a classe empresarial da cidade.

A Metronorte estará na parte frontal da camisa, enquanto a TopSun na parte traseira. Os valores dos patrocínios não foram divulgados.

Deu problema

Na última quinta-feira (29), o gerente de marketing, Thiago Meira, foi até Florianópolis para uma reunião com a Celesc. Houve um problema na cobrança da mensalidade de alguns sócios que tem o valor descontado na conta de luz. A princípio, teria sido um equívoco da Celesc. Clube e companhia discutem uma maneira de resolver a situação.

Mudou

A FCF anunciou algumas mudanças nas datas de jogos do Fluminense e do Joinville na Copa Santa Catarina. O Tricolor do Itaum iría estrear no dia domingo (8), mas teve seu duelo contra o Marcílio Dias antecipado para sábado (7). O duelo entre as duas equipes da cidade também foi antecipado do dia 15 para o dia 14 de setembro. Isso porque havia um conflito de datas, já que o Nação estreia na Série C no dia 15 e jogará na Arena Joinville. Mandante do jogo, o Flu decidiu pedir a antecipação para o sábado.

Método Bial

Verbalmente acertado com o Blackstar, Alberto Bial está em Joinville para formalizar seu vínculo com o clube e visitar alguns potenciais patrocinadores. Em entrevista, o treinador disse já trabalhar pelo projeto do clube e até esteve no duelo entre Joinville e Jaraguá, acompanhando os dois rivais no Estadual.

Estruturando

Deficiência crônica dos clubes da cidade, o Nação anunciou nesta semana sua nova assessoria de imprensa. Ela ficará sob responsabilidade de Gustavo Mejia, profissional com passagens pela Rádio Clube, Sportmania Web Rádio e Esporte Joinville. Com exceção do JEC (campo e futsal), assessoria de imprensa é algo raro na cidade e faz muita falta.

Convocados

O ala Bruno foi convocado pela seleção brasileira de futsal para disputar o Futsal All-Star, competição amistosa que será disputada pelas seleções de Brasil, México, Estados Unidos e Argentina, nos dias 23 e 24 de setembro, em Miami, nos EUA. Já Jackson Samurai foi convocado para o Jogo dos Craques da LNF. O ala será o único representante do JEC/Krona na partida, que será disputada no dia 15 de setembro. A escolha foi feita através de votação entre os técnicos das 19 equipes que disputam a Liga.

Incomodou

No jogo entre Blackstar e Basquete Joinville, na última segunda-feira (26), o duelo entre as torcidas foi uma atração a parte. Com o ginásio dividido, torcedores das duas equipes empurraram seus times em busca da vitória. Porém, a atitude de alguns adeptos do Blackstar incomodou os jogadores do Joinville.

Pouco habituados a hostilidade de torcedores adversários no Centreventos, alguns atletas não gostaram de ouvir ofensas vindas de torcedores do rival. O ala Vezarinho foi um dos que desabafou em suas redes sociais. Em um texto, posteriormente compartilhado pela conta oficial do clube, ele pediu respeito aos jogadores que há tantos anos representam a cidade de Joinville.

A coluna #NotasTricolores reúne informações de bastidores do Joinville Esporte Clube, Basquete e JEC/Krona, além de outros esportes da cidade, em edição semanal ou sempre que um grande assunto surgir. A autoria é do repórter Vitor Forcellini, também setorista do JEC na Sportmania Web Rádio, com o auxílio da redação de Replay Joinville/O Mirante. A foto em destaque é de Yan Pedro/JEC.