Processo de seleção para bolsas de pós-graduação do Uniedu tem 936 inscritos

O processo de seleção de bolsas de pós-graduação do programa Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), da Secretaria de Estado da Educação (SED), recebeu 936 inscritos em todo o estado. Os projetos de pesquisa anexados pelos candidatos agora passam pelo processo de homologação, em que será verificado se as informações prestadas na inscrição estão de acordo com a documentação exigida.

Foram 194 inscrições para Especialização, sendo que estão disponíveis 100 bolsas; outras 448 inscrições para Mestrado, com 183 bolsas disponíveis; e 294 inscrições para Doutorado, com disponibilidade de 83 bolsas. O período de inscrição terminou no dia 21 de agosto.

Na próxima etapa, uma equipe técnica da SED vai analisar as propostas inscritas e definir quais serão as escolhidas, conforme os critérios descritos na Chamada Pública 1423/SED/2019. A escolha dos projetos está diretamente ligada ao desenvolvimento regional. Ao final da etapa, a secretaria fará a chamada dos inscritos mais bem colocados para dar início à formalização da concessão de bolsa. O prazo máximo para o início do pagamento das bolsas é dezembro de 2019.

Sendo realizado desde 2009, o programa de pós-graduação já beneficiou 3.663 participantes e teve um investimento do Governo do Estado por meio do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes), de cerca de R$ 78 milhões. Neste ano, estão disponíveis mais 366 bolsas, com investimento de R$ 5 milhões.

O programa Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) é uma iniciativa do Governo de Santa Catarina, administrado pela Secretaria de Estado da Educação e voltado a programas de atendimento aos estudantes do ensino superior, para bolsas de estudo de pesquisa e extensão, com amparo nos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Udesc Joinville
Informações: Governo de SC