Edital para recuperação ambiental em São Bento do Sul está aberto

As inscrições para o credenciamento de propostas que visem à conservação, restauração da vegetação nativa e boas práticas agropecuárias, em São Bento do Sul, se encerram na próxima próxima sexta-feira (23). Produtores da região podem participar do edital que prevê cerca de R$ 100 mil de investimentos na restauração de 1.400 hectares de áreas prioritárias e conservação de outros 5.340 hectares.

As prioridades foram apontadas após estudos contratados por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) para o Programa Produtor de Água do Rio Vermelho. Serão selecionadas ações que visem à recuperação e conservação de florestas em áreas degradadas. O certame ocorre por meio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).

São Bento do Sul foi uma das cidades pioneiras no estado para a implantação do Programa Produtor de Água do Rio Vermelho (PPARV) do qual a SDE é parceria, desde 2016, por meio da Agência Nacional das Águas. O Programa tem como objetivo estimular a recuperação e conservação de áreas naturais e sua biodiversidade, melhorando a qualidade e quantidade dos mananciais da microbacia que abastece a região.

“Pioneiro, o estudo mapeia os problemas e aponta soluções, estimulando à política de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) voltada à proteção hídrica no Brasil – um dos objetivos que vai ao encontro das diretrizes da Agência Nacional de Águas. Nosso objetivo é focar em uma gestão que vise o crescimento sustentável do Estado, sem danos ao meio ambiente e sem barrar o desenvolvimento”, disse o secretário da SDE, Lucas Esmeraldino.

Ações em Santa Catarina

As ações estaduais do Programa Produtor de Águas em Santa Catarina ocorrem nas regiões de São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Balneário Camboriú e na Bacia do Rio Cubatão, na Grande Florianópolis. Neste ano, a SDE concretizou o “Planejamento Estratégico do Projeto Produtor de Água da Bacia do Rio Cubatão”, investindo aproximadamente R$ 500 mil em parceria com a Agência Nacional de Água (ANA). Na região de São Francisco do Sul, o Programa Produtor de Águas está em fase inicial de implantação.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Governo de SC