Udesc Joinville apresenta novas modalidades de xadrez em evento internacional

O Núcleo de Estudos em Xadrez e Tecnologias (Next) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville participou, nos dias 13 e 14 de agosto, do Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez, realizado em Matinhos, no Paraná. O programa de extensão foi representado pelos coordenadores Kariston Pereira e Iandra Pavanati.

No evento, foram apresentados dois artigos produzidos pelo Next. O primeiro, intitulado “A experiência do Next nos seus oito anos de atividades desenvolvidas com o jogo de xadrez na universidade”, contou a trajetória do programa.

O segundo, intitulado “Sistema Next Xadrez (NX): Novas modalidades de xadrez desenvolvidas com base no sistema Fischerrandom (Xadrez 960)”, apresentou o sistema de jogo Next Xadrez (Sistema NX), incluindo as modalidades simétricas NX08 e NX32 e assimétricas NX64 e NX1K. O sistema NX tem como objetivo valorizar a intuição, a criatividade e o raciocínio durante a partida. O novo sistema também busca eliminar a necessidade de memorização das variantes de abertura.

Esse novo sistema de jogo foi criado e desenvolvido pelo professor Kariston Pereira a partir de estudo e análise de posições do Xadrez960. A concepção inicial foi gerada antes de 2010, mas sofreu aprimoramentos durante os primeiros anos de funcionamento do Next. O formato já é utilizado em eventos e torneios internos do programa de extensão e agora foi finalizado para lançá-lo em um evento com projeção internacional. Para mais detalhes sobre o Sistema NX podem ser obtidas no blog do Next.

O Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez é organizado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Paranaguá. O evento contou com palestrantes reconhecidos no cenário internacional de xadrez, como Uvencio Blanco Hernández, membro de várias comissões da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e Claudia Noemí Amura, da Universidad de La Punta (San Luis, Argentina), a primeira Grande Mestre feminina ibero-americana e que já foi a número 12 no ranking mundial feminino de xadrez.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Cedida por Lizi Vicenzi
Informações: Udesc Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *