Aquecedor feito de garrafas PET da Udesc ganha prêmio em São Paulo

O programa de extensão Enactus CCT, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, participou de três categorias do Evento Nacional Enactus Brasil, que ocorreu entre 17 e 19 de julho, em São Paulo. O grupo foi premiado na categoria de energia acessível e limpa, com um aquecedor solar feito de garrafas PET para pessoas de baixa renda.

O Evento Nacional Enactus reuniu todas as unidades do programa no país, com a intenção de divulgar e premiar iniciativas sustentáveis. A unidade do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) levou ao evento três projetos: Projeto + Vida, Projeto Enactus LAB e o premiado Projeto Aqueça.

O Projeto Aqueça envolve um grupo de três alunos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção e Sistemas, com a coordenação do professor Chidambaram Chidambaram. A iniciativa tem o objetivo de gerar energia limpa e acessível a pessoas de menor renda. A primeira unidade foi construída em uma comunidade no bairro Jarivatuba.

Além de garrafas PET, a estrutura conta com outros materiais reutilizáveis, como caixas de leite e tubos de PVC. O aquecimento da água é feito pelo sistema de circulação termossifão. A construção do aquecedor será ensinada em uma oficina durante a 1ª Semana de Eventos Integrados (SEI), mas a atividade é aberta somente para estudantes da universidade.

Para o próximo ano, o programa pretende trabalhar nas escolas e comunidades demonstrando o projeto. Mais informações sobre o programa e seus projetos podem ser obtidas pelo telefone 3481-7622.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Página do Enactus CCT
Informações: Udesc Joinville