UFSC completa 10 anos em Joinville, mas longe da casa própria

O terreno está lá, às margens da BR-101 e da BR-280, perto dos acessos a Araquari, São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. Mas os 1.181.190,07 m² estão vazios, com exceção de poucas obras abandonadas. Há dez anos em Joinville, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nunca esteve perto da casa própria.

As primeiras turmas estudaram em salas da Univille até dezembro de 2011. No ano seguinte, a universidade passou a funcionar em um prédio alugado no bairro Santo Antônio. No mesmo ano, foram iniciadas as obras da sede própria, paralisada por falta de verbas em 2013. Em 2014 e 2015 foram alugados outros prédios, próximos ao prédio principal, para dar suporte às atividades administrativas e dos laboratórios. A universidade pagava R$ 380 mil em aluguel.

Permaneceu no bairro da região norte até 2018, quando se mudou para o Perini Business Park. Pela primeira vez, a parte acadêmica, administrativa, os laboratórios e o restaurante universitário ficaram integrados em só local. O aluguel aumentou — R$ 412 mil mensais —, mas o custo por metro quadrado diminuiu. São 13 mil m² de área construída. O contrato é de cinco anos, sendo renovável por mais cinco.

Pesquisa

Estão sendo desenvolvidas, atualmente, 86 na UFSC Joinville. Uma delas é relacionada à produção de cimentos mais sustentáveis, feitos a partir de materiais que possam gerar energia. Segundo Wagner Maurício Pachekoski, coordenador de pesquisa, esse tipo de material pode ser usado, por exemplo, na iluminação de estradas, a partir da geração de energia do próprio asfalto.

O Departamento de Engenharia da Mobilidade do campus Joinville da UFSC também desenvolve uma pesquisa sobre o envelhecimento na cidade, com coordenação da professora Andrea Holz Pfutzenreuter. O trabalho busca entender se a estrutura da cidade está preparada para o envelhecimento da população, considerando aspectos de mobilidade, como calçadas, escadas, instrumentos de lazer, parques, entre outros. O levantamento iniciou em 2016 e tem previsão de término em 2020. Esta é uma das pesquisas realizadas pela instituição sem financiamento.

A instituição ainda faz pesquisas com motores elétricos menos poluentes, plásticos biodegradáveis, impressões em 3D, materiais de pavimentação com melhor absorção de água, estudos em plataformas de petróleo e carros elétricos.

Solenidade

A data oficial do aniversário da UFSC Joinville é 4 de agosto, que neste ano caiu no domingo. A solenidade será nesta segunda-feira (5), às 10 horas, no Auditório do Campus. Contará com a presença do reitor, pró-reitores, secretários da UFSC e autoridades locais.

Logo após será feita uma visita coletiva às instalações, onde também haverá a Feira de Projetos do CTJ, organizada pelos acadêmicos do campus. Às 15 horas haverá uma sessão solene do Conselho da Unidade presidida pelo Reitor, com homenagens aos pioneiros na implantação e consolidação do Campus de Joinville da UFSC.


Texto: Felipe Silveira
Foto e informações: UFSC Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *