Joinville é a quarta cidade do país em geração de empregos em 2019

No primeiro semestre deste ano, Joinville foi a quarta cidade do Brasil que mais gerou empregos, com um saldo total de 6.770 novas vagas entre janeiro e junho. É o melhor desempenho entre as não capitais, já que as três primeiras são, na ordem, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte, segundo dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Na comparação mês a mês, depois de uma baixa em maio, quando fechou 143 vagas de emprego, Joinville se recuperou e apresentou um saldo positivo de 511 postos de trabalho criados em junho. No período, foram 7.452 admissões e 6.941 demissões.

No acumulado do ano, o pior resultado foi o do comércio, com 88 vagas de emprego fechadas. Quem empurrou o resultado do setor para baixo foi o varejo, que teve um saldo negativo de 197 postos. Já as empresas de atacado abriram 109 vagas.

Por outro lado, o melhor resultado foi o de serviços, que abriu 3.682 empregos, com destaque para o subsetor que engloba alojamento e alimentação, que criou 2.029 postos.

Resultado parecido teve a indústria, que apresentou um saldo positivo de 3.025 postos de trabalho no primeiro semestre. O setor de construção civil teve uma variação baixa, com 104 vagas criadas.


Texto: Alexandre Perger
Foto: Agência Brasil