Equipamentos da Udesc Joinville podem ser utilizados pelo público

Os Laboratórios de Raio-X, de Microscopia Eletrônica de Varredura e de Microscopia Eletrônica de Transmissão, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, estão habilitados como unidades prestadoras de serviços e, com isso, abertos à comunidade para utilização.

Os laboratórios oferecem os serviços de metalização, recobrimento com carbono, microscopia eletrônica MEV, Microscopia eletrônica FEG, microscopia eletrônica de transmissão, difração de raios-x ensaio de curta e longa duração, uso de conjuntos de preparação de amostras TEM, uso do PIPS, microtomo, crio ultramicrotomo e fluorescência de raios-x.

Os preços dos serviços para instituições de ensino são mais acessíveis. Os valores foram definidos com base nos custos de materiais para preparação de amostras, consumo de gases, consumo de nitrogênio líquido, horas de trabalho dos bolsistas e coordenadores, despesas com contrato de manutenção preventiva e corretiva e depreciação do equipamento em 10 anos. Para mais informações sobre os preços, acesse a tabela de valores.

Tal medida traz maior segurança jurídica na captação destes recursos, agilidade na compra de acessórios e equipamentos, facilidade na aquisição de material permanente e contratação de serviços de manutenção. Antes a aquisição era feita apenas com os recursos dos centros através de licitação, agora poderão ser com recursos externos, com o uso das fundações credenciadas pelo público.

As solicitações das análises deverão ser feitas diretamente nos formulários do Centro Multiusuário, na página da área específica de interesse. O agendamento será confirmado por e-mail, pelo coordenador do laboratório. Os interessados deverão emitir a guia e efetivar o pagamento antes da realização das análises.

Todos os relatórios financeiros serão publicados pela Direção de Administração a cada trimestre. Em breve também estarão habilitados os serviços do Laboratório de Plasma do Departamento de Física, incluindo a Análise Química – XPS.


Edição: Fernando Costa
Foto: Arquivo O Mirante
Informações: Udesc Joinville