Real ou foto-montagem: Mauricinho Soares esteve com Bolsonaro?

O vereador Mauricinho Soares (MDB) esteve, na última semana, em Brasília (DF), onde se encontrou com parlamentares de Santa Catarina e participou de um encontro nacional de vereadores. Ele também se encontrou, até que se prove o contrário, com o presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar joinvilense publicou, em seu perfil no Facebook, uma foto com o chefe do Executivo nacional. Porém, está sendo acusado de postar uma foto-montagem. Confira a imagem publicada por Soares abaixo:

Foto compartilhada pelo vereador joinvilense com o presidente brasileiro

O parlamentar está sendo acusado de fazer uma montagem com o recorte de Bolsonaro a partir de uma foto do encontro entre o presidente brasileiro e outro Mauricio, o Macri, presidente da Argentina. A acusação se baseia nos seguintes elementos: posicionamento igual, dobras das roupas iguais, peças de roupas e estampas iguais, marcas do rosto iguais, cabelo exatamente igual. A foto é de Andre Coelho, a serviço da Bloomberg. Veja na imagem:

Foto original, segundo aqueles que acusam o vereador de falsificação

Além da foto, a postagem traz um texto da assessoria no qual informa um encontro do vereador com o presidente brasileiro. “Vereador Mauricinho Soares se encontra em Brasília essa semana para algumas reuniões com deputados e senadores visando a captação de recursos para Joinville e para participar da Marcha dos Vereadores. Nesse momento teve a oportunidade de encontrar com o Presidente Jair Bolsonaro e poder discutir sobre algumas particularidades e prioridades da nossa Região”, registrou o texto.

Além do suposto encontro com o presidente Jair Bolsonaro, Soares esteve de fato reunido com parlamentares de Santa Catarina: deputado Darci de Matos (PSD), deputado Hélio Costa (PRB) e senador Jorginho Mello (PR). De acordo com o deputado, eles se comprometeram a arrumar verba de R$ 1 milhão para a construção de uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) no bairro Jardim Sofia.

Questionado pela reportagem de O Mirante sobre as acusações, o vereador ainda não se pronunciou. A reportagem também pediu outros registros do encontro e mais informações sobre a conversa com o presidente.

Texto: Felipe Silveira
Foto no topo: Facebook de Mauricinho Soares