Disco Xepa Day estimula o combate ao desperdício de alimentos neste sábado

Ocorre neste sábado (27), das 16 às 18 horas, na Expoville, o Disco Xepa Day 2019, evento que faz parte de uma ação global dedicada a combater o desperdício de alimentos. Encontros vão ocorrer simultaneamente em diversas cidades de 40 países ao redor do mundo. Em Joinville, voluntários recolheram cerca de 500 quilos de alimentos que iriam para o lixo, mas que serão servidos durante o encontro.

Coleta de alimentos que seriam jogados fora na Ceasa

A ação global é promovida pela Slow Food Youth Network (SFYN), com realização local do Convívio Dona Chica (grupo local do movimento Slow Food), do Curso de Gastronomia da Univille e do projeto de extensão Sabor de Sobra, também ligado ao curso.

Durante a quinta (25) e a sexta-feira (26), em aproximadamente uma hora, voluntários recolheram os alimentos na “xepa” da Central de Abastecimento de Alimentos de Joinville (Ceasa). Essas “sobras” foram higienizadas e transformadas em bolo de banana, pasta de berinjela, chips de batata, geleia de pera, guacamole, entre outros pratos que farão parte do banquete deste sábado.

“Xepa”, aliás, é uma adaptação brasileira, aludindo ao termo popular para as sobras de alimentos nas feiras. Nos países de língua inglesa, o evento é chamado de Disco Soup Day. Já o “disco”, que é a mesma palavra em inglês e português, se refere à parte musical do evento. Enquanto comem, os participantes ouvem música.

O evento reúne jovens, estudantes, crianças, idosos, cozinheiros, nutricionistas e todos os simpatizantes pela causa do desperdício de alimentos no planeta. Para a ativista do Movimento Slow Food, Mariana Hahnemann Gonzaga, uma das organizadoras da edição joinvilense, o movimento propõe uma reflexão sobre o desperdício de alimentos e mostra como é possível o aproveitamento integral dos alimentos.

Ela destaca, entretanto, que não se trata somente de uma ação individual. “Devemos nos atentar à cadeia produtiva, ao produtor rural e exigir políticas publicas que possam garantir acesso de alimentos a todos”, observou. Quanto à participação, ela explica  que não é necessário levar nada. “Apenas a presença e estar disposto a repensar o problema relacionado à alimentação — o desperdício, uso de agrotóxicos, monoculturas, a fome em si — que são tão relevantes no momento atual”.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) estima que um terço dos alimentos destinados ao consumo humano seja jogado fora, o equivalente a 1,3 bilhões de toneladas, enquanto 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo.

Na edição do ano passado, em mais de 100 eventos em todo o mundo, 20 mil quilos de alimentos que seriam desperdiçados foram transformados em 40 mil refeições gratuitas.

Texto: Felipe Silveira
Fotos: Cedidas por Mariana Hahnemann Gonzaga

Um comentário em “Disco Xepa Day estimula o combate ao desperdício de alimentos neste sábado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *