Músico português se apresenta e ministra oficina em Joinville

O músico português Ricardo Passos realiza, na quarta-feira (17), às 20 horas, o recital “Sons da Alma”, uma apresentação meditativa com instrumentos de sopro, cordas e percussão, combinados com cantos guturais e indianos. O evento será na Sadhana Yoga Joinville. O espaço também receberá, na sexta-feira (19), uma oficina ministrada pelo músico.

Nascido na cidade do Porto, em 1977, Passos viaja pelo mundo há mais de 15 anos, guiado pelo interesse na música e na cultura de diferentes lugares da Ásia, África, América e Europa. Antes disso, estudou guitarra clássica e piano no Conservatório do Porto, assim como tap dance e jazz na Escola de Jazz do Porto. Atualmente mora em Belo Horizonte (MG).

Passos dedica-se ao estudo aprofundado de tradições ancestrais pelos quatro cantos do mundo, com imersões na Espanha, França, Marrocos, México, Turquia, Irã, China, Índia, Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia e Brasil. Em suas performances, o artista explora com profundidade a improvisação e a espontaneidade ao misturar elementos da cultura oriental, como as ragas da Índia, com a polifonia da cultura ocidental.

Ele também conduzirá oficina de Canto Dhrupad (antiga música vocal clássica da Índia) na manhã de sexta-feira (19), com vagas limitadas. A tradição vocal desse canto tem raízes nos Vedas (antigas escrituras hindus) e é baseada na prática do Nad Yoga – o yoga do som, trabalhando uma atmosfera de equilíbrio no campo espiritual, estabilidade na voz, na fala e nas emoções.

Os ingressos para a apresentação custam R$ 30 e a oficina fica por R$ 120, sem pré-requisitos. Para organização do espaço, ambas as atividades requerem inscrição prévia pelo whatsapp (47) 99956-2025 ou pelo telefone 3028.9607. O Sadhana Yoga Joinville fica na rua Prudente de Moraes, 1245.

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria