Seminário de defesa pessoal para mulheres ocorre neste sábado

A Associação Hitotsu Dojo Shotokan, junto com a 2º Delegacia Regional de Policia Civil de Joinville, promovem palestra e aula prática de defesa pessoal para mulheres neste sábado (23). A atividade será ministrada pelo sensei Luiz Oliveira, que tem mais de 40 anos de experiência na arte marcial.

O evento será realizado na Sociedade Ginástica de Joinville, com início às 15 horas. Na primeira parte do evento, das 15 às 15h30, a psicóloga especializada da delegacia, Cristina Maria Weber, vai falar sobre violência contra mulher. Na segunda parte, das 15h30 às 17 horas, Luiz ministrará treinamento prático de defesa pessoal.

Sensei Luiz Oliveira possui mais de 40 anos de experiência no karatê, é técnico da seleção catarinense e da Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte), com vasta bagagem em defesa pessoal para áreas da segurança privada e pública. Para Oliveira, eventos como esse permitem que a mulher aprenda a usar o karatê de forma dirigida através de simulações de ataque e defesa de técnicas apropriadas para defesa pessoal.

“A violência contra a mulher nem sempre é só física. O evento vai trazer justamente essas explanações sobre os direitos da mulher e como proceder em caso violência psicológica e verbal, além de aprender a autodefesa”, complementou.

Segundo dados do Instituto Datafolha, em pesquisa realizada em fevereiro, encomendada pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), nos últimos 12 meses, 1,6 milhão de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento no Brasil, enquanto 22 milhões (37,1%) de brasileiras passaram por algum tipo de assédio.

Dentro de casa, a situação não foi necessariamente melhor. Entre os casos de violência, 42% ocorreram no ambiente doméstico. Após sofrer uma violência, mais da metade das mulheres (52%) não denunciou o agressor ou procurou ajuda.

O número de inscrições estão limitadas a 50 vagas e elas são gratuitas. Elas podem ser feitas pelo telefone (47) 98829-7165. A Sociedade Ginástica de Joinville fica na Rua dos Ginásticos, 96, no Centro (em frente ao Shopping Cidade das Flores).

Edição: Felipe Silveira
Foto: Facebook da Associação Hitotsu de Karatê Shotokan
Informações: Assessoria