Estudantes da UFSC exibem barco movido a energia solar em shopping

De 10 a 17 de março, na praça central do Shopping Mueller, estará em exposição o Barco Solar Babitonga, embarcação movida a energia solar desenvolvida por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Composta por 35 integrantes de diversos cursos do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ) da universidade, a Equipe Babitonga tem como principal objetivo desenvolver embarcações movidas exclusivamente por energia solar fotovoltaica. O projeto é orientado pelo professor Ricardo Aurélio Quinhões Pinto.

Por meio da iniciativa são criados os sistemas mecânico, elétrico e de navegação a bordo, além do projeto e fabricação do casco. É a oportunidade que os alunos possuem de adquirir conhecimentos sobre a operação e desempenho da embarcação com auxílio de softwares para modelagem e simulação.

Com frequência, a equipe disputa competições com equipes de outras universidades. Desde 2010 participa do Desafio Solar Brasil – um rali de barcos movidos à energia solar, em que participam equipes formadas por estudantes de todo o Brasil.

Os alunos da UFSC já conquistaram o primeiro lugar em 2014, na categoria Catamarã. Na mesma categoria, em 2015 e 2017, ficaram na segunda e na terceira posição, respectivamente. Conquistaram ainda os prêmios de melhor projeto 2011, barco mais leve e melhor piloto em 2016 e melhor design 2018.

Palestras

Além da exposição, a equipe preparou uma série de palestras para interagir com os visitantes do Shopping Mueller. Todas palestras serão abertas ao público gratuitamente e ocorrerão no mesmo local da exposição.

Nos dias 10 e 16 de março, o encontro será às 15 horas, com o tema “A organização de uma equipe para competição”. A palestra “Energia solar aplicada a embarcações” vai ocorrer no dia 14 de março, às 19 horas. Já no dia 15, também às 19 horas, será abordado o assunto “Técnicas de navegação – Aprenda o que é necessário para navegar”.

Edição: Felipe Silveira
Foto: Equipe Babitonga
Informações: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *