Prefeitura de Joinville inicia obras da UBSF no Comasa

Os mais de 20 mil moradores do bairro Comasa, na zona Leste de Joinville, ganharão nos próximos meses uma nova Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF). Ela será construída na rua Ponte Serrada, 75 – no mesmo local onde funciona a atual unidade.

Será um investimento de R$ 1.929.440,74, com recursos próprios da Secretaria da Saúde e um prazo de construção de 18 meses. A ordem de serviço foi assinada e entregue pessoalmente pelo prefeito Udo Döhler nesta terça-feira (12) ao representante da empresa contratada, a Vattaro Construções Eireli. Na prática, os trabalhos já começaram e devem ser concluídos em julho do próximo ano.

A nova UBSF contará com 12 consultórios médicos, entre os quais três serão odontológicos, além das salas de vacinas, curativos, triagem, procedimentos de enfermagem, dispensário de medicamentos, reuniões e agentes comunitários de saúde. Nela atuarão seis equipes da Saúde da Família e a unidade contará com uma área de 781,72 m².

“É em momentos como este que nos sentimos realizados”, disse o prefeito Udo Döhler ao assinar a ordem de serviço, destacando que aquela é a primeira obra na área da saúde com 100% dos recursos próprios. “A satisfação é maior ainda por ser uma antiga reivindicação da comunidade por meio do conselho local da saúde”, destacou.

O secretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva, enfatizou que a nova unidade é resultado direto de um grande esforço dos funcionários, tanto na economia de recursos como em aceitar o desafio de continuar com o atendimento mesmo durante a obra. “É uma obra aguardada há mais de dez anos. Nosso compromisso, agora, é cumprir o cronograma e entregar em 18 meses”.

Atualmente a unidade atende, em média, 4.200 pessoas por mês. Apesar da obra, a unidade continuará oferecendo os serviços parcialmente, sendo que alguns procedimentos como coleta para exames serão direcionados para laboratórios privados que já atendem a Secretaria da Saúde.

Nesta quarta-feira (13), a Secretaria da Saúde assinará outra ordem de serviço para a construção da nova Unidade Básica de Saúde da Família Dom Gregório, no Jardim Iririú, às 15 horas. Na quinta-feira (14), também no Jardim Iririú, será entregue o Alvará Sanitário da UBSF local.

Edição: Kaue Vezentainer
Foto: Jaksson Zanco/Prefeitura
Informações: Prefeitura