Quase metade das varas de justiça de Joinville tem processo 100% digital

Em Joinville, das 26 varas de justiça atuantes, 10 trabalham no formato 100% digital, eliminando a necessidade de papel e impressoras nos processos. No estado, ao todo, são 119 varas que trabalham dessa forma, segundo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Ainda na região Norte, algumas varas das comarcas de Balneário Piçarras, Canoinhas, Garuva, Guaramirim, Itaiópolis, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul já detém a certificação 100% digital.

Na opinião do juiz Yhon Tostes, titular do 1ª Vara de Direito Bancário da comarca de Joinville, a digitalização gerou uma maior eficiência e diversos ganhos. “Com certeza se conferiu uma maior agilidade nos procedimentos cartorários aperfeiçoando a atividade-meio e incrementando a eficiência na entrega da prestação jurisdicional. Como ganho paralelo, temos a economia de recursos e preservação ambiental. Trata-se, efetivamente, de uma justiça célere e inserida no século XXI”, destaca o magistrado.

O Programa de Digitalização no Judiciário de SC tem a intenção de, até o final de 2020, alcançar todas as varas existentes no estado. O esforço do Tribunal de Justiça iniciou em 2012, quando implantou a digitalização de processos físicos.

Para se ter uma ideia do volume de papel nas ações judiciais, cada processo tem aproximadamente 100 páginas, ou seja, são 160 milhões de folhas de papel impressas, que pesam cerca de 800 toneladas. Para produzir essa quantidade de papel, é necessário cortar 9,6 mil árvores.

Edição: Alexandre Perger
Foto: Angelo Medeiros/Assessoria de Imprensa TJSC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *